Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ELEIÇÕES

Torres teve 'desconforto' ao ser chamado por Bolsonaro para live contra urnas, diz ex-secretário

Ex-ministro da Justiça participou de transmissão na qual então presidente fez ataques sem provas ao sistema eleitoral

Torres teve 'desconforto' ao ser chamado por Bolsonaro para live contra urnas, diz ex-secretárioTorres teve 'desconforto' ao ser chamado por Bolsonaro para live contra urnas, diz ex-secretário - Foto: Bruno Spada/Agência Estado e AFP

Um ex-secretário do Ministério da Justiça afirmou nesta terça-feira, em audiência no Supremo Tribunal Federal ( STF), que houve um "desconforto" do ex-ministro Anderson Torres ao ser convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para participar de uma transmissão ao vivo em que foram feitos ataques, sem provas, às urnas eletrônicas.

De acordo com Braulio do Carmo Vieira, ex-secretário-adjunto da Secretaria de Operações Integradas, havia um "desconhecimento técnico" sobre o tema do sistema eleitoral, e por isso assessores prepararam um documento que foi lido por Anderson.

— Houve, sim, um desconforto pelo desconhecimento técnico do tema, razão pela qual ele solicitou aos assessores que buscassem documentos sobre um determinado tema — afirmou Vieira.
 

O ex-secretário prestou depoimento como testemunha de defesa de Anderson na ação penal que analisa uma suposta tentativa de golpe de Estado. Anderson, Bolsonaro e mais seis são réus no processo.

A transmissão ao vivo, realizada em julho de 2021, é apontada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), como o início da atuação da organização criminosa que teria sido montada por Bolsonaro e aliados. Na ocasião, o então presidente fez diversos ataques às urnas eletrônicas, apesar de admitir que não tinha provas de fraudes. Anderson Torres participou da transmissão e reforçou as críticas de Bolsonaro, com base em recomendações de segurança feitas por peritos da Polícia Federal (PF).

Veja também

Newsletter