Rádio Folha
Especialista analisa propostas de segurança pública em Pernambuco
Dentro da série de entrevistas sobre as propostas de candidatos a governador, o tema desta terça foi segurança pública.
O Folha política desta terça-feira (25) voltou a analisar as propostas dos candidatos ao governo de Pernambuco. A convidada foi a pesquisadora do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), Edna Jatobá. Em pauta, os projetos para a delicada área de segurança pública de Pernambuco. “Acompanhamos de perto as ações governamentais no combate a violência e ajustes na segurança pública. É preciso investir recursos e assegurar direitos”, disse.
Falta de transparência
Edna fez algumas críticas ao Pacto Pela vida. Segundo a pesquisadora, atualmente, ficou difícil fazer um acompanhamento preciso dos índices divulgados pela Secretaria de Defesa social. “Antigamente, os números do Pacto eram mais transparentes e acessíveis. Porém, desde 2017 não conseguimos um efetivo acompanhamento dos dados fociciais da SDS”, lamentou.
População carcerária
Outro ponto debatido foi a estrutura carcerária do Estado. Atualmente, em Pernambuco, segundo dados do Gajop, mais de 30 mil detentos ocupam vivem em unidades prisionais do estado, cuja capacidade é de pouco mais de 10 mil presos. “Além da super lotação, é preciso rever o acesso a direitos um devido apoio jurídico à população carcerária. É urgente a necessidade de medidas de rogressão de pena, desde que dentro da lei”, pontuou.

