Prótese protocolo: entenda o que é e os riscos desse procedimento
Especialista esclarece dúvidas sobre implantes dentários e orienta pacientes com comorbidades
Estima-se que existam cerca de 22 milhões de brasileiros sem nenhum dente, o que coloca o país em terceiro lugar no ranking mundial de desdentados. Esse número representa aproximadamente 9% da população.
Muitas dessas pessoas sonham em se livrar das dentaduras convencionais removíveis e, nesse cenário, a prótese protocolo tem se tornado sonho de consumo dessas pessoas, pois através de um procedimento cirúrgico simples é possível instalar quatro implantes dentários que servem pra fixar uma nova dentadura total.
Nesta segunda-feira (1), Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM, conversou, no Canal Saúde, com o dentista especialista em implantodontia, Bruno Brasil. Ele falou sobre implantes dentários.
Acompanhe a entrevista através dos players abaixo
O dentista especialista em implantodontia Dr. Bruno Brasil iniciou a entrevista afirmando que pacientes com diabetes e hipertensão podem realizar implantes dentários
“Você que é hipertenso ou diabético — aliás, a maioria dos pacientes é hipertensa e diabética — pode fazer o procedimento, sim.”
Dentista Dr. Bruno Brasil / Foto: Divulgação
Ao detalhar o preparo e o acompanhamento de pacientes com comorbidades, o especialista explicou que esse período é essencial para que o cirurgião consiga compensar e equilibrar o paciente antes da cirurgia
“A gente foi treinado a operar nas adversidades. A gente foi treinado para o que chamamos de compensar o paciente, equilibrar o paciente antes de submetê-lo a um procedimento cirúrgico.”
O dentista também ressaltou que a técnica moderna de prótese protocolo prioriza evitar o enxerto ósseo, contornando áreas com defeito
“Se alguém te oferecer… olha, mais uma coisa: se alguém falar que seu caso depende porque pode precisar de enxerto, corre dessa clínica aí, pelo amor de Deus. Prótese protocolo atualmente não se faz com enxerto.”
Por fim, o Dr. Bruno Brasil explicou a diferença entre os implantes dentários temporários e o tratamento definitivo
“Lá na clínica, como temos laboratório próprio, já entregamos direto a prótese definitiva para o paciente. Na Brasil Bucxilo, o paciente é reabilitado em 72 horas já com a prótese definitiva.”

