Recife realiza a 1ª Marcha para Exú e reafirma a luta contra o racismo religioso
Com o lema "Exú não é o diabo", o ato celebra as tradições afro-brasileiras e denuncia o racismo religioso, reunindo povos de terreiro, artistas e lideranças espirituais
O Marco Zero no Recife Antigo será palco da "1ª Marcha para Exú", no próximo domingo (24), um ato histórico que pretende combater a intolerância religiosa e valorizar as tradições afro-brasileiras. Com o lema “Exú não é o diabo”, a manifestação reúne povos de terreiro, artistas, militantes culturais e a sociedade civil em defesa do respeito à diversidade de crenças.
Nesta sexta-feira (22), a âncora da Rádio Folha 96.7 FM, Simone Ventura, entrevistou Renato Fonseca, juremeiro e idealizador Primeira Marcha para Exú, ele fala sobre, a marcha e diz que esse momento é um ato político e simbólico:
“Quando dizemos que Exú não é o diabo, estamos reafirmando nossa fé e defendendo o respeito às religiões de matriz africana, tão atacadas pelo preconceito. Essa marcha é também um grito político contra a intolerância religiosa.”
Multiartista e comunicador Maxuell Lobato e o Jurameiro Renato Fonseca
Exú é orixá do panteão iorubá e também cultuado em tradições como Umbanda, Jurema e Quimbanda, sendo guardião da comunicação, dos caminhos e da vitalidade. Muitas vezes injustamente associado ao mal por visões preconceituosas, sua imagem é símbolo de resistência e ancestralidade.
Acompanhe a entrevista através do player abaixo
A marcha celebra a data em que terreiros reverenciam essa entidade, exaltando sua força e importância. Além da caminhada, o evento contará com apresentações musicais, danças, cânticos e a presença de bonecos gigantes. Lideranças religiosas — ialorixás, babalorixás, juremeiros e quimbandeiros — reforçarão que fé também é cultura e existência. O ato marca um passo importante contra o racismo religioso no Brasil.
SERVIÇO
1ª Marcha para Exú Recife
Domingo, 24 de agosto
Concentração: 12h
Local: Marco Zero – Recife Antigo
Dress code: preto e vermelho
Traga sua fé, sua força e suas simbologias
Contra a intolerância religiosa, reafirmamos: Exú não é o diabo!
Mais informações: Maxwell Lobato – (81) 9.9902-9896
Mídias Sociais: @macumbaordinaria | @mare_das_almas | @leninejuremeiro

