Ter, 09 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
SAÚDE

Muito suor nas axilas? Conheça novo tratamento que acaba com a hiperidrose axilar

O médico César Vasconcelos apresenta nova cirurgia para solucionar o problema que afeta cerca de 4% da população no mundo

Suor excessivo na axilaSuor excessivo na axila - Foto: Stock

As axilas molhadas o tempo todo, é um problema que atinge até 4% da população mundial, que sofre com hiperidrose axilar. Porém, há um novo procedimento que pode sanar o suor nas axilas: cirurgia de adenectomia axilar.

A adenectomia axilar é uma cirurgia com procedimento relativamente simples e eficaz, com a retirada das glândulas da axila em casos de Hiperidrose Axilar. Essas glândulas provocam a sudorese excessiva nessa região, ou seja, o excesso de suor nas axilas

Para falar sobre o suor nas axilas, Jota Batista, âncora da Rádio Folha 96,7 FM,  conversou no Canal Saúde com o médico cirurgião torácico, César Vasconcelos.

Ficou interessado? Acompanhe a entrevista completa no link abaixo do Youtube

Você também pode acompanhar o mesmo conteúdo no podcast Canal Saúde, no Podcasts Folha de Pernambuco, acessando o player abaixo

O médico César Vasconcelos esclarece os tipos de problemas de suor excessivo nas axilas

“O suor nas axilas excessivo pode ser primário, como chamamos quando é genético, quando o pai e a mãe, ou alguém da família, passa o gene dessa falha para o descendente. Em torno de 2% a 4% da população mundial, pode ter realmente um suor excessivo e até com mau cheiro. 

Cirurgião torácico- Cesar VasconcelosCirurgião torácico Cesar Vasconcelos

Ele ressalta que medicamentos podem provocar o problema do suor nas exilas

“Existe o motivo secundário, que pode ser decorrido de alguma medicação, de alguma doença, por exemplo. O suor nas axilas pode ser decorrente do uso de medicações antidepressivos e termogênicos de academia. É só tirar o agente que está causando esse suor, para resolver”. 

O especialista César Vasconcelos fala dos tipos de tratamentos paliativos para usor nas axilas, até com uso de Botox.

Existe o tratamento clínico, que são alguns cremes e alguns desodorantes, que podem trazer alívio para casos mais leves, e pode ser aplicado também a toxina botulínica. Mas é temporário, tem que repetir o procedimento a cada 6 meses.

Ele garante que para resolver só a cirurgia de remoção da glândula

Hoje existem técnicas cirúrgicas para resolução definitiva do suor nas axilas. A primeira é a simpatectomia, quando é cortado o nervo que manda o sinal do suor, e a mais nova que retira a glândula da axila, resolvendo esse suor que tanto incomoda”.

Veja também

Newsletter