Dom, 14 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Sabores

Açúcar na medida certa: pode sim

Especialistas em alimentação e saúde defendem o uso do açúcar como fonte de energia para o organismo

Açúcar já foi mais valioso do que o próprio ouroAçúcar já foi mais valioso do que o próprio ouro - Foto: André nery/arquivo folha

Esqueça tudo o que você ouviu falar sobre os malefícios do açúcar. Não, ele não é o vilão que dizem por aí. De acordo com a campanha Doce Equilíbrio, lançada com o objetivo de reunir informações seguras e esclarecedoras sobre o ingrediente, ele pode e deve fazer parte do cardápio sem que seja necessário deixar a vida saudável de lado. O único segredo é consumi-lo de maneira equilibrada, recomendação que vale para qualquer tipo de alimento. Para se ter ideia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere o consumo diário de 50 gramas, o equivalente a quatro colheres de sopa.

“É um ingrediente que pode e deve entrar numa dieta equilibrada. A reeducação alimentar é a melhor saída, seja o emagrecimento ou a busca por um estilo devida mais saudável. Isso porque o organismo precisa de todos os nutrientes para o seu bom funcionamento”, afirmou Marcia Daskal, nutricionista e proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição.

Para o cardiologista e nutrólogo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Daniel Magnoni, a sociedade precisa se atentar de que a redução do açúcar isoladamente não é solução para a manutenção global da saúde. “O equilíbrio é em todos os sentidos. Não adianta reduzir o açúcar, mas manter o consumo excessivo de outros carboidratos e gorduras, por exemplo. Os benefícios de uma vida saudável estão na redução da ingestão calórica, associada ao aumento de atividade física, redução de estresse, entre outros fatores”, explicou.

Esclarecendo
Na visão dos especialistas, é preciso desmistificar e observar o assunto sob vários aspectos. Entre mitos e verdades, qualquer indivíduo precisa de todos os nutrientes para o bom funcionamento do organismo, e mesmo aqueles que têm diabetes podem consumir de tudo, desde que com orientação médica e com equilíbrio.

A campanha reforça que o cardápio ideal do paciente com diabetes só poderá ser determinado pelo especialista ou nutricionista que acompanha o caso de forma individual, já que se trata de uma doença com características particulares e o que é possível ingerir deve estar alinhado ao estilo de vida e à rotina de cada pessoa.

A opinião é reforçada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que aponta que a sacarose não aumenta mais a glicemia do que outros carboidratos, quando ingerida em quantidades equivalentes. Dessa forma, seu consumo pode estar dentro de um contexto de uma dieta saudável. A nutricionista Milena Nascimento concorda com a tese de que todo e qualquer alimento deve ser consumido na medida certa. “O açúcar é uma importante fonte de energia para o corpo, principalmente para o cérebro”, disse Milena, destacando o ingrediente como um excelente acompanhante da fibra (como batata-doce e pão integral).

Curiosidades sobre o açúcar


O açúcar surgiu há milhares de anos e passou a ser reconhecido na Idade Média

Já foi também considerado como um bom presente para os reis, papas e nobreza

O açúcar já foi mais caro que o grama do ouro e considerado medicamento

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo recomendado de açúcar é de 10% das calorias totais diárias

O consumo do açúcar pré ou pós-treino esportivo pode ser ótima fonte de energia

Veja também

Newsletter