Sabores
Fim de ano sem consciência pesada
Saber lidar com mesa farta e variada é desafio que exige bom senso. Especialista sugere substituições
Todo fim de ano é o mesmo dilema: como não exagerar nas festas de confraternização? A dúvida paira cada vez mais cedo graças aos encontros marcados a qualquer hora do dia e da noite. É um tal de beber e petiscar (leia mais algumas vezes), que não tem mais fim. Isso sem falar na ansiedade provocada pela correria do período em que muita gente, mesmo sem notar, acaba descontando na comida. Quem segue uma rotina alimentar específica, resta o caminho da cautela diante das tentações ou então abrir mão completamente dos hábitos conquistados. Pensou qual será sua escolha desta vez?
Para a nutricionista Amanda Martins, os vilões da dieta são de fácil acesso, a exemplo de embutidos, farofas, frituras, saladas de maionese, bolos e doces em geral, por serem altamente calóricos e prejudiciais à saúde, podendo ocasionar o famoso ganho de peso repentino desta época do ano. “Para evitar desconforto e mal estar, o ideal é desviar desses alimentos, trocando-os por outros que sejam saudáveis, como carnes magras assadas ou grelhadas, ao invés de fritas, e sucos naturais da fruta no lugar de refrigerantes e bebidas alcóolicas. Saladas são muito bem-vindas, mas é bom evitar molhos prontos”, aconselha a especialista, que ainda orienta ficar atento em alimentos que estejam expostos por muito tempo fora da refrigeração ou do aquecimento - resultando na perda de nutrientes e na degradação.
Independente das escolhas, vale sempre o bom senso, principalmente nas quantidades. “Planeje o que vai comer antes de montar seu prato, pois quem normalmente decide pegar um pouquinho de tudo, acaba exagerando mais e, consequentemente, acabará passando mal”, acrescenta Amanda Martins, já prevendo a fartura das mesas de Natal e Ano Novo, quando a variedade toma conta do cardápio. No caso de enfiar mesmo o pé na jaca, o ideal é voltar à dieta adequada logo no dia seguinte, consumindo verduras, legumes, saladas e temperos naturais ao invés dos industrializados. “A hidratação também é de total importância nesse processo. Aumente a ingestão de líquidos”, finaliza.

