Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Sabores

Por que não emagreço?

Hormônios são atuais vilões invisíveis que impedem o emagrecimento

Hormônios desregulados atrapalham o emagrecimentoHormônios desregulados atrapalham o emagrecimento - Foto: Editoria de Arte

Por que a gente não consegue emagrecer? Já foi o tempo que a resposta simples, e única, era: porque a gente não para de comer bobagem. O que continua sendo verdade, pelo menos em parte. Comer mais calorias do que gastamos vai levar o nosso corpo a acumular gordura e mais peso na balança, sem dúvida alguma.

A questão, hoje, é que os estudos em fisiologia apontam que as causas que fazem engordar ou que impedem o emagrecimento - e ainda a formação de massa muscular, a famosa massa magra - são tão variadas e complexas, mas que, há dez anos, a gente nem desconfiava.

Segundo Marcelo Santana, educador físico e autor do livro "Corpo Saudável, Qualidade de Vida", e personal trainer de famosos, como o cantor sertanejo Zezé de Camargo, um dos principais motivos "invisíveis" que atrapalham o processo de emagrecimento e de construção muscular é a atividade hormonal.

A partir dos 30 anos, principalmente, o organismo começa a não trabalhar com tanta eficiência, há uma compensação dos hormônios. É fundamental seguir uma dieta apropriada e manter atividade física regular. Essa orientação também não muda.

Marcelo esclarece que, quanto mais o tempo se passa, o organismo envelhece, e o nosso corpo começa a produzir mais insulina, os picos desse hormônio são maiores e mais frequentes. "Logo, a chance de a gordura aumentar é maior", resume.

"Sempre falo quer ganhar músculo é mais difícil do que emagrecer. A gente pode emagrecer cinco, seis, sete quilos num mês. Agora ganhar músculo real é coisa de 1kg, 1kg e meio, e é um processo que requer muitos detalhes: alimentação, exercícios, regulação hormonal, idade", conclui.

Bons resultados em emagrecimento, o profissional insiste: "A alimentação responde por 70% do emagrecimento. Precisamos comer as quantidades exatas, comer limpo e mandar os nutrientes certos para o corpo". Aliada à constância dos exercícios, a fórmula da boa forma vai fechar. "Não importa quanto tempo você fica na academia, o que importa é a intensidade do treino", complementa o personal.

Leia também
Dieta da “moda” sob suspeita
Prisão de ventre? Mude a dieta

Veja também

Newsletter