Tábua de frios é opção fácil de fazer em casa. Saiba como montar e onde comprar no Recife
Cresce a demanda por tábua de frios e produção ganha incremento no período em que se valoriza os momentos dentro de casa
Dos itens gastôs que ganharam espaço nos últimos meses nas redes sociais, a tábua de queijos e embutidos ganha em disparada. O apelo estético, realçado pela fartura dos ingredientes, dialoga com o período de boa mesa em casa. É tempo de montar a sua própria combinação, de acordo com seu gosto e bolso, ou deixar o trabalho para quem oferece consultoria.
Na lista de possibilidades, há combinações que passam por itens doces, apimentados ou mesmo repleto de frutas e oleaginosas. Segundo um relatório de tendências divulgado pelo aplicativo Pinterest Predicts, houve, nos últimos meses, um aumento de 155% nas pesquisas mundiais por “Tábua Mexicana”. Este é um tipo de produção comparada à chamada “Grazing Table”, que tem origem australiana e significa “mesa de pastoreiro”. Para os dois termos é permitido juntar pães, queijos, frios, biscoitos, geleias e o que mais a imaginação lembrar. E tudo isso sem ligar o fogão!
Como fazer?
Ainda assim, para quem for se aventurar, algumas dicas devem ser seguidas, de acordo com Flávia Oliveira, da Mercearia Artesanal (@mercearia_artesanal). Para ela, vale se planejar em relação à quantidade, que é calculada entre 100g a 150g por pessoa entre frios e queijos. Sobre a montagem, ela pode seguir uma linha de queijo indo do mais fresco para o mais maturado ou livre, promovendo fluidez e diferentes alturas e cortes.“Outro ponto importante chama-se a decoração, o colorido dos itens estimula o paladar e deixa a sua mesa mais rica. Oriento sempre a seguir o corte natural dos queijos e higienizar sempre todos os elementos que forem para a tábua; como frutas, ou algum vidro que vá com antepasto”, destaca Flávia, sugerindo ainda optar por plataformas como cerâmica, ardósia e madeira.
Sobre a escolha do queijo, é bom investir na variedade. “Burrata ou a mussarela cereja de búfala com tomate no palito super decoram e são muito leves. Depois escolha os maturados de massa cremosa, como brie, e depois outros mais maturados, como gouda, emental, morbier ou morbivinho”, ensina. Peito de peru defumado, salames e copa também combinam.
Roteiro
Pacha Mama
O carro-chefe dos primos Pedro e Taís Stor é a panificação de ótima qualidade, desenvolvida com fermentação natural. As foccacias, como a de linguiça com queijo coalho, são a pedida perfeita para acompanhar os itens de empório vendidos na pequena padaria: burrata da marca Mussurepe, queijo Duzu, da Belafazenda (São Paulo), grana padano, brie, embutidos pernambucanos da marca Yaguara, salame e presunto copa, além de geleias da casa - com ou sem açúcar. Uma enxuta seleção de vinhos completa as compras a preços bastante amigáveis. Entregas em todo o Recife. Instagram: @pachamamapaesycafe.
Tap! Mercearia
É um dos muitos microempreendimentos surgidos durante a pandemia que dá vasão o a produtos locais, alguns nacionais, mas todos com um caráter em comum: ter a origem como principal selo de qualidade. Atende toda a RMR, mas também montam barraca na feira de Casa Forte aos sábados, da 5h às 10h. Os pedidos devem ser feitos via Whatsapp diariamente das 9h às 21h. A Tap! vende geleias de priprioca, jambu e açaí, tahine, chutney de cebola roxa, catchup de goiaba, pães de fermentação natural, queijo meia cura, boursin, entre ouros itens. Instagram: @tap.mercearia.
Luolí
Dentre os produtos feitos artesanalmente por Lucianne Oliveira, o queijo de castanha curado e fermentado se destaca. Ou seja, uma ótima dica para os veganos de plantão. Vende em bolotas de 170g. Há opções temperadas com páprica defumada, limão, ervas e gergelim, ou limão, ervas e mostarda em pó. Cookies veganos também são produzidos por Lu. Pedidos com no mínimo de dois dias de antecedência. Instagram: @luoli.lu. Telefone: 9993.67057. Entregas às terças e quintas (ou a combinar).
Comezana
Ilana Batista é uma veterinária mineira, que veio para Pernambuco trabalhar com reprodução equina. Na pandemia, com a marca Comezana, ela passou a explorar outra paixão. Talvez o xodó por laticínios tenha vindo ainda do fato de seu pai ter sido criador de gado leiteiro. Ela resolveu, portanto, fazer uma curadoria afiada de queijos brasileiros. Os pedidos são feitos na lojinha virtual com link no Instagram e é possível ver queijo da Serra da Canastra Tradicional, Canastra Real, boursin de búfala com azeitona, além de manteigas saborizadas, caponata, antepastos de pimentões vermelhos, etc. Entregas em Boa Viagem, Zona Norte, Cordeiro, Várzea, Olinda e Aldeia (taxas sob consulta).Instagram: @comezana.
Platterz
A marca, voltada para entregas em domicílio, surgiu durante a pandemia, com loja física aberta em dezembro, no bairro das Graças. Há várias possibilidades de combinação. O box para 2 ou 4 pessoas reúne três tipos de queijo, ricota defumada, dois tipos de charcutaria, 2 tipos de caponata, geleia e outros acompanhamentos (R$ 99). A linha mais robusta atende até dez pessoas e é servida em tábua de madeira (R$ 372). Pedidos: 98255.4907. Instagram: @amoplatterzs.
Campo da Serra
O chef Evandro Pedro monta os queijos produzidos pela marca Campo da Serra, a partir de uma lista de 40 opções. Tudo é feito na hora, para manter o frescor dos produtos - livres de qualquer conservante. Entre os mais pedidos estão morbier, morbivinho, pecorino, prima da Serra e gruyère. Tudo pode ser combinado à distância e entregue por delivery no Recife e Gravatá. Pedidos: 99757.0224. Instagram: @campodaserra

