Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Após recomendação do TCE, Caruaru cancela licitação para São João

Conselheiro João Campos, do Tribunal de Contas de PernambucoConselheiro João Campos, do Tribunal de Contas de Pernambuco - Divulgação

Após recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru decidiu revogar, por meio de publicação no Diário Oficial do município, o edital de licitação número 016/2017, referente à contratação de empresa para produção executiva do São João 2017.

Na última terça-feira (10), o conselheiro João Campos, do TCE-PE, expediu uma medida cautelar determinando à Prefeitura de Caruaru a imediata suspensão do Pregão Presencial nº 016/2017, que tratava da contratação de empresa especializada para organização dos festejos juninos do município, incluindo produção, coordenação e montagem de palco.

A medida foi solicitada pela empresa GCinco Comércio e Serviços Ltda., sob a alegação que o edital sofreu alterações no dia 28 de abril último, data em que deveria ter havido a abertura das propostas, remarcada para o dia 3 de maio último.

A empresa alegou que a mudança de data para a abertura dos envelopes contraria a Lei nº 10.520/02, segundo a qual o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da data da publicação do aviso, não será inferior a oito dias úteis.

Argumentou, ainda, que a prefeitura limitou-se a publicar no Diário Oficial do município o aviso de mudança da data, sem, no entanto, republicar o novo edital.

Segundo o conselheiro João Campos, “mesmo que essas cláusulas se refiram apenas a detalhamento e quantitativo de itens já previstos no edital anterior, como afirma a comissão do Pregão, é inegável que a formulação de preços por parte dos proponentes sofre influência direta de tais informações”.

Por essas razões, ele determinou cautelarmente a suspensão do Pregão até que seja publicado um novo edital com as alterações nele introduzidas, e reaberto o prazo mínimo de oito dias para os eventuais interessados apresentarem suas propostas.

Compromisso
Na nota na qual comunica o cancelamento do certame, a Prefeitura de Caruaru diz reafirmar o compromisso da realização do São João e garante que tomará todas as medidas necessárias para realização da festa com o sucesso esperado.

Essas medidas serão anunciadas pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (11), às 10h, no auditório do Centro Administrativo.

Veja também

Newsletter