PCdoB-PE filia Edilson Silva e outras lideranças, nesta segunda
"A filiação de novas lideranças políticas e sociais traduz o esforço do partido no sentido de se fortalecer política e eleitoralmente para fazer face ao atual momento que vivemos com a extrema-direita atuando para instalar o obscurantismo e o retrocesso em nosso país. Para isso, estamos incorporando, de forma ousada e consequente, as novas energias trazidas pelas novas lideranças políticas e sociais que ora se filiam ao partido", destaca Marcelino Granja, presidente estadual do PCdoB.
O ex-deputado Edilson Silva, por sua vez, disse que sua entrada no PCdoB tem a ver com uma mudança bastante profunda que aconteceu na política do país, e coincide também com o fim de um ciclo de sua militância no Psol. "Então, o que aconteceu foi um casamento bastante natural. O PCdoB tem uma história muito bem estruturada de construção da unidade de forças de esquerda progressista. E isso para mim é o centro da política hoje. O PCdoB me acolheu e nós acolhemos o PCdoB como um partido extremamente necessário para cumprir o papel de militar pela unidade".
Edilson Silva
Edilson Francisco da Silva iniciou sua militância política no movimento estudantil secundarista, presidindo o grêmio da Escola Técnica onde se formou técnico industrial. Com 19 anos, ingressou na antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), onde começou sua vida sindical. Filiou-se ao PT em 1988.
Foi dirigente sindical dos Ferroviários de Tubarão (SC), dos Ferroviários do Nordeste, da Federação Nacional da categoria e da CUT. Foi Coordenador do MNU – Movimento Negro Unificado. Fundou o PSTU em 1994 e um dos fundadores do PSOL (2004), partido que presidiu em Pernambuco. Disputou o governo do Estado em 2006 pela coligação PSOL/PCB. Em 2008, disputou a Prefeitura do Recife. Em 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 30 mil votos. Na Alepe, presidiu a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular.



