Qua, 10 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

“Acho que a política pernambucana nunca passou pelo que está passando agora”, diz Romero Sales

Declarações surgem em meio aos embates diretos envolvendo os dois Poderes

Deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil)Deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil) - Foto: Luiz Santos/Divulgação

Os ânimos seguem acirrados entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Palácio do Campo das Princesas, com os embates entre os Poderes dominando a pauta diária dos parlamentares. Em entrevista concedida nesta segunda-feira (19) à Rádio Folha FM 96,7, o deputado estadual Romero Sales Filho (UB) afirmou que a política pernambucana atravessa um momento nunca antes visto. 

“Eu acho que a política pernambucana nunca passou pelo que está passando agora. Existem agora sim, efetivamente, dois Poderes separados, onde existia, antes, uma composição”, disse.

Segundo o parlamentar, a oposição tem utilizado os espaços que ocupam na Casa para barrar investimentos e ações do governo. A situação, segundo ele, está longe de ser sanada, pois “o problema já vem de cima”

“O presidente da Casa, ele tem que entrar em contato com a governadora. A governadora tem que entrar em contato com o presidente da Casa. E ali, os dois entram no consenso e resolvem o problema. Os deputados já estão aguardando um momento desse diálogo. E o diálogo não é entre os deputados”, argumentou ao alegar que os atritos precisam ser resolvidos diretamente entre os representantes dos dois Poderes, o deputado Álvaro Porto (PSDB) e a governadora Raquel Lyra (PSD). 

Atual gestão de Pernambuco

Romero ainda saiu em defesa da governadora diante das crescentes críticas à sua gestão. O parlamentar afirmou não considerar justas as avaliações negativas, argumentando que a atual administração não pode ser responsabilizada, de forma isolada, por questões que se arrastaram por outras gestões em Pernambuco.

“Eu acho que é muita hipocrisia querer em governo que tem dois anos, resultados de dezesseis anos”, declarou o parlamentar. 

Romero justifica que “tudo isso demanda tempo” e que Lyra tem se esforçado para atender as demandas do estado, citou, inclusive, demandas como estradas, abastecimento e a inauguração de novos hospitais. 

Dobradinha 2026

As eleições de 2026 também entraram em pauta. A mira do grupo Sales não está voltada apenas para a Casa de Joaquim Nabuco. Segundo o deputado, convites têm surgido para uma possível candidatura da ex-prefeita Célia Sales (PP) à Câmara dos Deputados, o que consolidaria a dobradinha entre mãe e filho — ele na Alepe e ela em Brasília. 

No entanto, o cenário pode ser acirrado, já que o grupo enfrenta a oposição liderada pelo atual prefeito de Ipojuca, Carlos Santana (Republicanos), e pela deputada estadual Simone Santana (PSB).

 “Estamos vendo quais são as possibilidades, alguns convites estão surgindo para a ex-prefeita Célia Sales assumir, também, essa posição. A gente está estudando, aguardando a conjuntura política do ano que vem para que a gente possa tomar a decisão”, pontuou.

Veja também

Newsletter