Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Alepe Acolhe: projeto capacita jovens em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho

Adolescentes que já participaram do programa e conquistaram uma vaga de emprego darão depoimentos

Alepe promove capacitação de jovens para o mercado de trabalhoAlepe promove capacitação de jovens para o mercado de trabalho - Foto: Alepe/fotografia

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove nesta terça-feira (16) o 4º Seminário de Acolhimento para novos participantes do Projeto Social "Alepe Acolhe".

O programa oferece capacitação técnica e prática para jovens em processo de adoção, com histórico de abandono ou perda do poder familiar por decisão judicial. O objetivo é preparar os participantes para os desafios do mercado de trabalho.

“O ‘Alepe Acolhe’ é mais do que um programa de inserção social, é uma oportunidade de esperança e futuro para quem tanto precisa de apoio para a vida após a saída dos abrigos”, afirmou a gestora do “Alepe Acolhe”, Cristiane Alves.

O seminário acontecerá às 10h, no auditório Sérgio Guerra, na Rua da União, onde acolherá 11 adolescentes entre 15 e 17 anos.

Capacitação

Os adolescentes irão conhecer as rotinas de trabalho e de convivência com servidores da Assembleia Legislativa. Além da experiência prática, eles terão cursos de formação, oficinas e atividades de desenvolvimento pessoal e profissional para ampliar as chances de entrar no mercado,

Ao final do projeto, os jovens também passam pelo "Vida que Segue", ação que busca colocar esses jovens no mercado de trabalho ou apoiar em iniciativas de empreendedorismo. 

Participantes de edições anteriores foram contratados pela rede de Atacarejo Mix Mateus, Instituto Salesiano Dom Bosco, uma cafeteria e uma empresa terceirizada que presta serviços à Alepe. Há também os que decidiram empreender e conquistaram novas profissões como as de garçom, boleira e manicure.

Reconhecimento

Desde a criação do projeto em 2019, das 38 pessoas que já passaram, oito conseguiram o primeiro emprego em empresas pernambucanas após o estágio.

O programa, realizado em parceria com o TJPE, ganhou reconhecimento nacional pela Unale (União Nacional dos Legislativos), em 2019, com o prêmio Assembleia Cidadã e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2024, na categoria Prioridade Absoluta.

“Esse é um programa que já foi inclusive premiado pela Unale  e pelo CNJ. Pela sua importância, o ‘Alepe Acolhe’ se transformou em uma iniciativa permanente dentro da Assembleia.”, destacou o deputado e primeiro-secretário da Alepe, Francismar Pontes (PSB).

 

Veja também

Newsletter