Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Alepe lança campanha ‘Segurança no Grau’ em prol do Maio Amarelo

Palestras gratuitas trarão orientações de segurança no trânsito à população por instrutores da PRF

Alepe reforça campanha Maio Amarelo com palestras abertas e gratuitasAlepe reforça campanha Maio Amarelo com palestras abertas e gratuitas - Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lança nesta quinta-feira (23) a campanha 'Segurança no Grau', com o objetivo de promover consicentização sobre a importância de manter comportamentos seguros no trânsito. A ação é a contribuição da Casa Joaquim Nabuco para o Maio Amarelo, e, este ano, faz um trocadilho no tema com a gíria ‘Moto no Grau', usada para execução de manobras radicais em motocicletas. Esses movimentos têm provocado diversos acidentes e superlotado unidades de traumas dos hospitais públicos e privados do país.  

Abertas ao público, as palestras serão realizadas no auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe, das 9h ao meio-dia. Além de conhecer sobre as atividades da PRF e do Corpo de Bombeiros, os participantes serão informados sobre os requisitos para tirar a primeira habilitação, as penalidades de infração das leis, orientações sobre equipamentos obrigatórios, cuidados para evitar direção perigosa, além da adoção de boas práticas e atenção no trânsito. Os participantes receberão certificados. 


A Polícia Rodoviária Federal fará uma exibição das motos usadas pela corporação durante as ocorrências no trânsito. Os veículos ficarão expostos na Alepe, em frente ao Edifício Miguel Arraes, na Rua da União, Boa Vista.  

Com a iniciativa do ‘Maio Amarelo’, a Alepe busca contribuir com a orientação e conscientização das condutas adequadas a serem adotadas para reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas. A falta de carteira de habilitação e equipamento de segurança como o capacete, o excesso de velocidade e aumento do número de motocicletas estão entre as causas dos acidentes e mortes no trânsito, segundo o Ministério da Saúde. 

De acordo com o superintendente geral da Alepe, Isaltino Nascimento, o ‘Maio Amarelo’ está voltado para os mais jovens com idade aproximada para tirar a primeira habilitação. “As palestras estão focadas especificamente para quem tem vinculação direta com o uso da motocicleta. Nosso objetivo é fazer um trabalho de prevenção, orientação e direção defensiva. As pessoas serão orientadas pelos especialistas de trânsito em como agir em intercorrências para evitar sequelas na hora do socorro às vítimas”, explicou.

Veja também

Newsletter