Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

André de Paula garante apoio do PSD a João Campos em 2024

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o ministro da Pesca comentou sobre os primeiros meses de trabal

Ministro André de PaulaMinistro André de Paula - Foto| Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), fez uma avaliação exclusiva para a Folha de Pernambuco sobre os três primeiros meses da sua gestão e do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como apontou os caminhos do PSD para a eleição de 2024. André frisou que a marca do Governo Lula é o resgate dos programas sociais e da participação popular e se colocou como um dos interlocutores entre o Palácio do Planalto e a governadora Raquel Lyra (PSDB). Sobre as eleições municipais, o ministro cravou que o partido irá apoiar a reeleição de João Campos (PSB) no Recife. “Participamos do seu governo e vamos estar ao lado dele na reeleição”, afirmou durante lançamento do programa RU na Hora da Pesca Artesanal – em parceria com as universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para direcionar o pescado artesanal nas refeições do Restaurante Universitário.

Ministério da Pesca

O balanço do ministério é positivo. Somente nesta vinda a Pernambuco, lançamos dois programas que eram compromissos nossos: o ‘RU na Hora da Pesca Artesanal’ e “Pescador Legal’. O RU é um programa muito importante, que foi lançado como piloto em Pernambuco, mas será repercutido no País inteiro e vai envolver outras universidades. O que entusiasma no programa não é apenas o fato de ele fornecer peixe produzido pelo nosso pescador artesanal aos restaurantes universitários das UFPE e UFRPE, mas essa parceria com as universidades para que possamos capacitar o pescador e melhorar o produto que ele comercializa. Já o Pescador Legal é um esforço que estamos fazendo, nos deslocando até algumas comunidades, para vencer a demanda reprimida de pescadores que querem ter o seu registro atualizado. Com o programa, eles terão mais facilidade de ter benefícios sociais e, claro, a profissionalização.

Primeiros desafios

Assumimos um ministério que existia no Governo Lula e agora foi recriado. Vamos arrumar esse time, colocar em campo, avançar nas questões que dizem respeito ao orçamento, à modernização do arcabouço legal da atividade da pesca. A decisão do presidente Lula de voltar a conferir o status de ministério foi acertada. Ele nos deu a possibilidade de sentar no fórum de ministros, em primeiro escalão, e tratar questões transversais como meio ambiente, segurança alimentar, fornecimento do nosso pescado ao mercado europeu - que é maior selo de qualidade da pesca mundial. Ou seja, voltar a fornecer peixe para o mercado europeu passa por um esforço de vários ministérios como o de Relações Exteriores, o da Indústria e Comércio e o da Fazenda.  Uma outra prioridade da aquicultura que merece destaque é nosso objetivo central é: perseguir a isonomia tributária. Hoje, a ração para suínos e aves é isenta de PIS/Cofins. Se você tira (os tributos) da ração dos peixes, contribui de forma muito determinante para um preço atraente para o consumidor. A ração representa 70% do custo de produção. Então, não se justifica que os suínos e aves tenham esse tratamento e os peixes, que precisam desse incentivo, não tenham.

100 dias

Todo começo é sempre desafiador, sempre difícil. Há desafios que precisam ser enfrentados de imediato. Quando o presidente Lula reúne seus ministros, o balanço é positivo sobretudo no resgate de programas sociais, na participação popular, na inclusão das pessoas. As pessoas já perceberam que houve uma mudança na forma de enxergar o mundo e do mundo nos enxergar. O presidente Lula tem feito um esforço grande para reinserir o Brasil, sobretudo, em  respeito à questão ambiental, que é muito cara ao planeta e que vinha sendo muito maltratada nos últimos quatro anos. Também torço muito pela governadora Raquel Lyra (PSDB). É cedo para fazer uma avaliação mais rigorosa, todo governo precisa de tempo para colocar em prática as políticas que quer tocar. Eu tenho dito: tudo que depender de mim, de Luciana Santos (Ministra da Ciência e Tecnologia), do ministro José Múcio (Defesa), do presidente, que também é pernambucano, ela terá apoio. O presidente deu uma grande demonstração de respeito e apreço por Raquel na última vinda a Pernambuco.

João Campos

Estamos envolvidos no projeto do prefeito João Campos, participamos do governo e vamos estar ao lado dele na reeleição. Vamos apresentar uma chapa de vereadores e estamos já trabalhando com esse objetivo. Teremos uma reunião da executiva onde será formado um grupo de trabalho que vai analisar todas as demandas do interior e de ordem política. Companheiros que já são do partido querem organizar e renovar os quadros, ampliar com novas filiações e há companheiros de municípios onde não atuamos que querem ingressar no PSD. A nossa prioridade este ano é a preparação do partido para as eleições municipais. Elas são fundamentais porque, quando você sai forte das eleições municipais, chega forte nas eleições estaduais.

Veja também

Newsletter