Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Antonio Carlos Figueira será homenageado com nome em praça

Ex-secretário estadual será homenageado na Faculdade Pernambucana de Saúde nesta quinta (28)

Antônio Carlos Figueira morreu aos 63 anosAntônio Carlos Figueira morreu aos 63 anos - Heudes Regis/SEI

Antonio Carlos Figueira, que deixou um legado na medicina e na política pernambucana, será homenageado nesta quinta-feira (28). Falecido em dezembro do ano passado, o ex-secretário de Saúde de Pernambuco dará nome a uma nova praça da Faculdade Pernambucana de Saúde, que fica na Imbiribeira. A cerimônia está marcada para as 11h.

O evento contará com as presenças de Carlos Figueira, diretor acadêmico; Maria Cecília Figueira, diretora-presidente; José Pacheco, diretor financeiro; e Gilliatt Falbo, coordenador acadêmico. Além da atuação no governo Eduardo Campos, Antonio Figueira foi diretor-presidente da Faculdade Pernambucana de Saúde e presidente do IMIP.

Perfil

Casado com Adriana, pai de Cecília e de Alice, e avô de Antonio, Figueira – como era conhecido – construiu uma longa trajetória na medicina e na política. O pediatra deixou um legado de dedicação à saúde pública, sobretudo aos mais necessitados.

Nascido no dia 19 de outubro de 1960, Antonio Carlos Figueira era filho de Nancy e de Fernando Figueira, fundador do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, o IMIP. Teve como um dos maiores desafios reativar, modernizar e tombar o Hospital Pedro II, que ficou 28 anos fechado. Construído na segunda metade do século 19, o hospital foi integrado ao IMIP.

No dia 23 de dezembro do ano passado, aos 63 anos, Antonio Carlos Figueira faleceu após longa batalha contra um câncer na cabeça. No entanto, a história foi feita e o nome estará eternizado na nova praça da Faculdade Pernambucana de Saúde.

Veja também

Newsletter