Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Após apoio de João Campos, Humberto Costa também defende permanência de Danilo Cabral na Sudene

Senador afirma que superintendente resgatou papel estratégico da autarquia

Senador Humberto Costa (PT), em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta quinta-feira (31)Senador Humberto Costa (PT), em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, nesta quinta-feira (31) - Walli Fontenele/ Folha de Pernambuco

Depois do prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi a vez do senador Humberto Costa (PT) se manifestar publicamente em defesa da permanência de Danilo Cabral no comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Em nota divulgada nesta sexta-feira (1º), o parlamentar elogiou a gestão de Danilo e classificou sua atuação como “um marco de reconstrução institucional” da autarquia.

“Danilo foi fundamental para resgatar o papel estratégico da Sudene na promoção de iniciativas estruturantes para o Nordeste”, afirmou o senador.

Segundo Humberto, a atuação do ex-deputado federal tem contribuído diretamente para o crescimento econômico, a inclusão social e a redução das desigualdades na região.

Ele também declarou estar em articulação com a ministra Gleisi Hoffmann e outros integrantes do governo federal para garantir a permanência de Danilo no cargo.

A manifestação de Humberto Costa vem na esteira de um movimento crescente de apoio ao superintendente, após rumores de que o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), teria articulado com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, um pedido ao presidente Lula para retirar Danilo do comando da Sudene.

O motivo seria a condução da distribuição de recursos para a Transnordestina, em especial, a priorização do trecho que liga Salgueiro (PE) ao Porto de Suape, o que teria desagradado setores políticos do Ceará, que defendem a conclusão do ramal cearense até o Porto do Pecém.

Na quinta-feira (31), circularam informações de bastidores de que Lula teria concordado com a troca. Desde então, lideranças e entidades de Pernambuco têm reagido. Além de João Campos e Humberto Costa, pelo menos cinco instituições privadas divulgaram nota pública em apoio à permanência do superintendente.

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), o Centro das Indústrias do Estado de Pernambuco (Ciepe), o grupo Atitude PE, o Lide Pernambuco e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) destacaram a capacidade de articulação de Danilo Cabral e o papel que ele vem exercendo na reativação da Sudene como instrumento de desenvolvimento regional.

A bancada federal de Pernambuco também está mobilizada em torno do tema. O entendimento é que a eventual saída de Danilo enfraqueceria o estado na disputa por investimentos e pelo avanço do trecho pernambucano da ferrovia, vista como estratégica para a ligação logística com o Porto de Suape.

Procurado pela reportagem, o superintendente Danilo Cabral não respondeu até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.

Veja nota de Humberto Costa na íntegra 

Nota do senador Humberto Costa

O trabalho de Danilo Cabral à frente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) tem representado um importante marco de reconstrução institucional. Em um cenário marcado por anos de desmonte e esvaziamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional, Danilo foi fundamental para resgatar o papel estratégico da Sudene na promoção de iniciativas estruturantes para o Nordeste.

Com compromisso, capacidade de articulação e profundo conhecimento da realidade nordestina, Danilo tem contribuído de forma decisiva para a retomada do protagonismo da Sudene, fortalecendo projetos que estimulam o crescimento econômico, a inclusão social e a redução das desigualdades na região.

É fundamental reconhecer esse esforço e destacar a atuação de Danilo Cabral como símbolo de uma gestão comprometida com a valorização dos nordestinos. Venho trabalhando para que o atual presidente permaneça à frente da instituição. Tenho, inclusive, tido conversas permanentes com a ministra Gleisi e outros membros do governo para destacar a importância da sua atuação. Nesse sentido, reafirmo o meu compromisso e minha luta em favor dos interesses de Pernambuco e do Nordeste.

Veja também

Newsletter