Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Após externar divergência com PSDB, deputada participa de encontro nacional da sigla

Também foi discutida definição dos novos rumos da sigla em todo o país

Débora Almeida (PSDB)Débora Almeida (PSDB) - Kiko Scartezini / PSDB Mulher

Aliada da governadora Raquel Lyra, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) participou de evento do PSDB Mulher em Brasília. Na semana passada, a parlamentar revelou insatisfação com o fato de não ter sido comunicada pela direção nacional sobre a mudança nos rumos do partido em Pernambuco, que passou para o comando do presidente da Alepe, Álvaro Porto. A parlamentar, que atualmente ocupa a vice-presidência do partido em Pernambuco, participou do evento partidário realizado por sua legenda, iniciado nesta terça-feira (25) e quarta (26) na capital federal.

O evento serviu para debater os desafios da política nacional e reforçar o papel das mulheres na construção do futuro do PSDB. Também foi discutido o fortalecimento da participação feminina e a definição dos novos rumos da sigla em todo o país.  De acordo com a deputada pernambucana, durante o evento foi destacado o fortalecimento da participação política feminina e uma maior representatividade, o que exige compromisso real dos partidos, com estratégias que assegurem que as pautas das mulheres sejam tratadas como prioridade na agenda partidária.

Diante do atual cenário de desafios enfrentados pelo PSDB, as participantes defenderam a necessidade de reflexão e ajustes estratégicos, reforçando a importância da democracia interna e do compromisso efetivo da sigla com temas fundamentais para a vida das brasileiras. Foi unânime o apelo por um posicionamento firme e contundente do partido contra a crescente violência de gênero, evidenciada pelos alarmantes índices de feminicídio.

Segundo a parlamentar, outro ponto central do debate foi o combate à violência política de gênero, que ainda dificulta o acesso das mulheres a cargos de liderança partidária e a disputas eleitorais estratégicas. As tucanas enfatizaram a urgência de criar mecanismos internos para enfrentar esse problema e garantir igualdade de condições para mulheres na política.

Finalizando, Débora declarou que a reunião também serviu para abordagem das preocupações com o processo de fusão e federação partidária, destacando a necessidade de preservar os princípios da social-democracia, fundamentais para os avanços das mulheres dentro do PSDB. Diante da crescente polarização política, onde pautas femininas são muitas vezes manipuladas para atender interesses ideológicos, o partido deve reafirmar seu compromisso com políticas públicas eficazes para garantir os direitos e a segurança das mulheres.

Débora, em suas mídias sociais, afirmou: “Juntas, discutimos políticas públicas essenciais para fortalecer a participação das mulheres na política e transformar realidades. Vamos em frente!”

Veja também

Newsletter