Após externar divergência com PSDB, deputada participa de encontro nacional da sigla
Também foi discutida definição dos novos rumos da sigla em todo o país
Aliada da governadora Raquel Lyra, a deputada estadual Débora Almeida (PSDB) participou de evento do PSDB Mulher em Brasília. Na semana passada, a parlamentar revelou insatisfação com o fato de não ter sido comunicada pela direção nacional sobre a mudança nos rumos do partido em Pernambuco, que passou para o comando do presidente da Alepe, Álvaro Porto. A parlamentar, que atualmente ocupa a vice-presidência do partido em Pernambuco, participou do evento partidário realizado por sua legenda, iniciado nesta terça-feira (25) e quarta (26) na capital federal.
O evento serviu para debater os desafios da política nacional e reforçar o papel das mulheres na construção do futuro do PSDB. Também foi discutido o fortalecimento da participação feminina e a definição dos novos rumos da sigla em todo o país. De acordo com a deputada pernambucana, durante o evento foi destacado o fortalecimento da participação política feminina e uma maior representatividade, o que exige compromisso real dos partidos, com estratégias que assegurem que as pautas das mulheres sejam tratadas como prioridade na agenda partidária.
Leia Também
• Débora Almeida rebate Álvaro Porto e critica falta de comunicação sobre intervenção no PSDB
• "Ter lealdade a quem se eles decidiram tudo sozinhos?", questiona Débora Almeida após nota do PSDB
• Débora Almeida reassume liderança do PSDB na Alepe
Diante do atual cenário de desafios enfrentados pelo PSDB, as participantes defenderam a necessidade de reflexão e ajustes estratégicos, reforçando a importância da democracia interna e do compromisso efetivo da sigla com temas fundamentais para a vida das brasileiras. Foi unânime o apelo por um posicionamento firme e contundente do partido contra a crescente violência de gênero, evidenciada pelos alarmantes índices de feminicídio.
Segundo a parlamentar, outro ponto central do debate foi o combate à violência política de gênero, que ainda dificulta o acesso das mulheres a cargos de liderança partidária e a disputas eleitorais estratégicas. As tucanas enfatizaram a urgência de criar mecanismos internos para enfrentar esse problema e garantir igualdade de condições para mulheres na política.
Finalizando, Débora declarou que a reunião também serviu para abordagem das preocupações com o processo de fusão e federação partidária, destacando a necessidade de preservar os princípios da social-democracia, fundamentais para os avanços das mulheres dentro do PSDB. Diante da crescente polarização política, onde pautas femininas são muitas vezes manipuladas para atender interesses ideológicos, o partido deve reafirmar seu compromisso com políticas públicas eficazes para garantir os direitos e a segurança das mulheres.
Débora, em suas mídias sociais, afirmou: “Juntas, discutimos políticas públicas essenciais para fortalecer a participação das mulheres na política e transformar realidades. Vamos em frente!”



