Sáb, 13 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Armando Monteiro Bisneto é aposta de renovação no Porto de Suape

Governadora anunciou indicação do novo presidente do complexo portuário, ontem

Armando Monteiro BisnetoArmando Monteiro Bisneto

A governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou, ontem à noite, a indicação do advogado Armando Monteiro Bisneto, 44 anos, para presidir o Complexo Industrial Portuário de Suape, um dos postos mais cobiçados no governo. Pela manhã, o nome recebeu o aval do Conselho de Administração do Porto, referendado pelo Comitê de Elegibilidade.

Armando Bisneto substitui o carioca Marcio Guiot, que estava no cargo desde fevereiro de 2023. A posse será no próximo dia 25, às 10h, no complexo administrativo de Suape, entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, Litoral Sul do Estado. Antes mesmo de tomar posse, o novo presidente participa da Intermodal 2025, a maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América do Sul, entre os dias 22 e 24 deste mês, em São Paulo.

Na tarde de ontem, a governadora recebeu Armando Bisneto no Palácio do Campo das Princesas. A reunião, a portas fechadas, teve também a presença do presidente do Conselho de Administração de Suape, o empresário Paulo Sales.

Capacidade

À noite em entrevista à imprensa, após entregar títulos de propriedade a mais de 100 famílias da Comunidade do Bode, no Pina, bairro na Zona Sul do Recife, a governadora destacou a experiência e a capacidade de articulação de Armando Bisneto. "Armando vai nos ajudar a trazer mais investimentos para o estado e permita que a população tenha acesso a mais renda e mais emprego", assegurou.

Armando Bisneto chegou ao Palácio pouco antes das 15h de ontem, acompanhado por dois assessores. Entrou pelo portão principal e identificou-se na recepção antes de ser conduzido ao gabinete da chefe do Executivo. "Estou muito animado porque é um desafio grande, mas cheio de propósitos, e são esses desafios que movem a gente e que nos animam a trabalhar", afirmou Armando Bisneto, que está na advocacia há cerca de 20 anos, atuando em São Paulo e Brasília.

É respeitado e benquisto na área. Formado em Ciências Contábeis, é especialista em Relações Governamentais (Insper), Compliance (IEL), Direito Tributário, Finanças Públicas e Direito Legislativo (IDP).

Missão

Filho do ex-senador e ex-ministro Armando Monteiro Neto, o novo presidente do Complexo portuário agradeceu a confiança da governadora e garantiu assumir a missão alinhado com os projetos do Executivo estadual. "Suape é um ativo incrível que Pernambuco tem, uma plataforma de desenvolvimento que se conecta com o futuro do nosso estado. Então, agora iremos acelerar os passos para potencializar os investimentos", asseverou.  

Para Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, pasta à qual o Porto de Suape está vinculado, ter um presidente com perfil político sem desprezar o lado técnico é muito importante.

Segundo o secretário, a formação jurídica de Armando Bisneto carrega conhecimento no ambiente regulatório e nas articulações empresariais e institucionais que vão ajudar a consolidar a força do Complexo Industrial. “Ele tem muito conhecimento sobre o lado legal e trânsito nos ambientes que impactam o desenvolvimento do porto”, enfatizou.

À frente do Conselho Administrativo de Suape há dois anos, o empresário Paulo Sales não poupou elogios à mudança anunciada pela governadora, que vive uma nova fase de sua gestão, apostando em nomes que reúnam o técnico e o político. “Um perfil diferente é importante para a gente enfrentar outros tipos de dificuldades, outros tipos de desafios. Um perfil menos técnico, talvez um perfil mais político, e que a gente possa juntar forças para poder romper algumas barreiras, que eu não gostaria de enumerar", ressaltou o presidente do Conselho de Suape, Paulo Sales.

Reestruturação

A mudança ocorre em meio a um processo de reestruturação da gestão do complexo, que integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, com previsão de cerca de R$ 240 milhões em investimentos na dragagem dos canais interno e externo. “O Complexo de Suape é a pérola, é a joia da coroa do estado de Pernambuco. A gente tem que sempre procurar fazer o melhor para Suape”, reforçou Paulo Sales.

O Complexo Portuário, líder em cabotagem no Norte e Nordeste, movimentando 90% dos contêineres da Região, impulsiona mais de 25 milhões de toneladas anuais, e os planos são duplicar esse volume até 2030. Com uma infraestrutura moderna, exporta produtos como etanol, açúcar e frutas tropicais para mercados como Ásia, Europa e América do Norte.

Veja também

Newsletter