Qui, 18 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Augusto Coutinho apresenta plano de trabalho de comissão que regulamenta serviços de aplicativos

Colegiado vai tratar dos serviços intermediados por outros apps, além dos de transporte e entregas

Deputado federal Augusto CoutinhoDeputado federal Augusto Coutinho - Divulgação

O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE) apresentou, na última terça-feira (26), o Plano de Trabalho da Comissão Especial que vai tratar da regulamentação dos serviços realizados por meio de aplicativos no Brasil. O colegiado, do qual Coutinho é relator, vai promover uma série de audiências públicas para ouvir representantes dos trabalhadores, das plataformas, governo federal, Justiça do Trabalho e pesquisadores especializados no tema.

Apesar do texto do PLP 152/2025 tratar de serviços de transporte remunerado privado individual de passageiros e de coleta e entrega de bens prestados pelas operadoras de plataforma digital, o relator propôs o alargamento do tema para além dos limites estabelecidos no texto original, de modo que a Comissão trate de qualquer serviço realizado por meio de aplicativo ou plataforma digital, incluindo intermediação de serviços de reparos em residências e automóveis, ou serviços domésticos, por exemplo.

"Este tema não é de governo nem de oposição. A gente precisa oferecer ao Brasil uma legislação, se não teremos o desprazer de ver algum tribunal legislar por nós", observou o relator.

 

 

Ao justificar a importância do projeto, o deputado argumentou que é necessário garantir segurança jurídica tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.

"Quero fazer o melhor para os trabalhadores, que hoje têm uma relação injusta com as plataformas, pois não contam com nenhuma segurança. Também é preciso dar às plataformas segurança jurídica para que saibam as suas obrigações. As plataformas estão inseridas em nossa vida e geram muitos empregos, por isso queremos oferecer ao Brasil uma legislação moderna e atualizada para todos os entes envolvidos", acrescentou.

Augusto Coutinho pretende apresentar seu relatório até a primeira quinzena de novembro. 

Veja também

Newsletter