Banco do Nordeste cria FNE Coopera para oferecer crédito a cooperativas
FNE Coopera oferece prazos de até 20 anos e busca fortalecer o associativismo na região
As cooperativas produtivas de trabalhadores agora contam com uma linha de crédito exclusiva para impulsionar seus negócios. O Banco do Nordeste (BNB) lançou o FNE Coopera, iniciativa que oferece financiamento para aquisição de equipamentos, melhorias na estrutura organizacional, capacitação de cooperados e capital de giro.
Com prazos que podem chegar a 20 anos para pagamento e até quatro anos de carência, dependendo da finalidade do investimento, o FNE Coopera visa fortalecer o modelo de associativismo na região. A linha foi lançada em janeiro e faz parte das ações do Banco para estimular o desenvolvimento econômico e social no Nordeste.
Segundo Luiz Sérgio Farias Machado, superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB, a iniciativa reconhece a importância das cooperativas na geração de renda e no desenvolvimento local.
“Queremos reafirmar o compromisso do Banco de atuar no desenvolvimento econômico. As cooperativas proporcionam melhorias na produção, agregação de valor, comercialização dos produtos e redução de despesas para grupos de trabalhadores. Isso impacta toda a comunidade”, afirmou.
Quem pode acessar o crédito
O crédito está disponível para cooperativas que atuam nos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal, desde que estejam constituídas e registradas conforme a legislação vigente. Além do FNE Coopera, cooperativas da agricultura familiar também podem acessar outras linhas de financiamento, como o Pronaf Agroindústria e o Pronaf Industrialização.
Um diferencial da linha é a possibilidade de financiar as cotas-parte para a integralização no capital social da cooperativa, facilitando a estruturação financeira das organizações.
Leia Também
• CPNU: entenda como vai funcionar o Banco de Candidatos Aprovados
• Concurso Banco do Brasil: tudo o que se sabe sobre as bancas, edital e cargo de nível médio
• Banco do Brasil integra a solução digital Cadastro Rápido e facilita investimentos no Tesouro Direto
Como solicitar
Os interessados podem acessar mais informações e iniciar o processo de solicitação por meio do portal do Banco do Nordeste, que disponibiliza uma página dedicada ao FNE Coopera. O BNB reforça que o financiamento aos cooperados continua sendo realizado individualmente, principalmente por meio do programa Agroamigo.
A iniciativa busca ampliar o acesso ao crédito para trabalhadores organizados em cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste.



