Brega avança no Congresso para reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro
Projeto de lei segue para Comissão de Constituição e Justiça
Reconhecido como expressão da cultura popular, o gênero musical brega dá um passo rumo ao seu reconhecimento formal como patrimônio cultural brasileiro. Durante a sessão da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (30), um projeto de lei de autoria do deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV) foi aprovado e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça.
A proposta visa institucionalizar o brega como uma manifestação cultural nacional, promovendo a criação de políticas públicas que visem à valorização, preservação e divulgação deste gênero musical. Magalhães destacou a importância do projeto para os segmentos culturais de Pernambuco e seu diálogo com a legislação municipal que já reconhece o “Movimento Brega” como Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife.
“Estamos empenhados em consagrar esse movimento de grande relevância, tanto cultural, como social e econômica, que circunda todo o gênero no estado e em outras regiões do país”, afirmou o deputado.
Leia Também
• Câmara dos Deputados aprova Simples Trabalhista para estimular micro e pequenas empresas
• Câmara do Recife vota projeto sobre cannabis medicinal
• “Sou candidato à presidência da Câmara novamente”, afirma Romerinho Jatobá
O brega, que emergiu nas décadas de 40 e 50, especialmente nas regiões Nordeste e Norte, transformou-se em um fenômeno cultural. Com raízes na boemia e em letras que exploram desilusões amorosas e o cotidiano, o gênero ganhou força a partir da década de 60, tornando-se um paralelo à Jovem Guarda e conquistando um amplo público, com ícones como Reginaldo Rossi e Augusto César.
Além de sua relevância artística, o movimento brega representa uma cadeia produtiva significativa, envolvendo estilistas, produtores, gravadoras de videoclipes, compositores e artistas, gerando centenas de empregos diretos e indiretos. O gênero também atua como um catalisador do comércio regional, especialmente em Pernambuco e no Pará, onde o brega encontrou seu berço.
Com a aprovação na Comissão de Cultura, o projeto de lei agora aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado, será submetido ao plenário da Câmara e, posteriormente, ao Senado.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



