Ter, 09 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Câmara aprova projeto de Pedro Campos que garante intérprete de Libras em serviços públicos

Proposta visa ampliar acessibilidade em áreas como saúde, educação e segurança

O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) teve aprovado na Câmara um projeto que amplia a acessibilidade para a população surda.O deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) teve aprovado na Câmara um projeto que amplia a acessibilidade para a população surda. - Chico Ferreira/ Divulgação

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (6), o Projeto de Lei nº 1428/24, de autoria do deputado Pedro Campos (PSB-PE), que assegura a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em serviços públicos.

A proposta, que tramita em conjunto com o PL nº 5995/2019, do Senado Federal, busca garantir meios de comunicação acessíveis a pessoas surdas em diferentes contextos, inclusive por chamadas de vídeo.

O texto foi relatado por Reginaldo Veras (PV-DF), que consolidou o conteúdo do projeto de Campos com outras proposições semelhantes. A matéria agora segue para a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

“Estamos falando de um direito básico de acesso à cidadania. Esse projeto reafirma o compromisso do Estado brasileiro com a inclusão”, afirmou o líder do PSB na Câmara.

O projeto determina ainda que cursos de formação de agentes de segurança pública e de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) incluam o ensino de Libras.

Durante a votação, Pedro Campos ressaltou os obstáculos enfrentados pela população surda no dia a dia.

“O substitutivo aprovado é exatamente a acessibilidade em diversos momentos da sua participação na sociedade, desde o momento que elas estão numa repartição pública prestando serviços essenciais até o momento que elas estão indo num posto de saúde ou fazendo uma compra”, disse o parlamentar.

Veja também

Newsletter