Câmara do Recife abre trabalhos da 19ª legislatura
Prefeito do Recife, João Campos, garante ritmo acelerado de trabalho ao participar da abertura
A Câmara do Recife deu início aos trabalhos da 19° legislatura em sessão solene nesta segunda-feira (3). Os 37 vereadores eleitos para o mandato de 2025 a 2028 foram empossados no dia 1º de janeiro, e, com a retomada dos trabalhos da Casa de José Mariano, passam a apresentar, apreciar e votar projetos de lei, se reunindo duas vezes na semana.
Como manda a Lei Orgânica do município, o prefeito do Recife fez discurso em que apresentou as ações do governo para o segundo mandato. No discurso, o prefeito ressaltou os investimentos e políticas desenvolvidas nos últimos quatros anos à frente do Executivo da capital pernambucana e, citando a sua votação histórica na eleição de 2024, prometeu manter o ritmo de trabalho e entregas.
"Esta gestão protagonizou uma vitória histórica no ano passado. Uma votação desta magnitude, ao mesmo tempo que nos dá certeza do dever cumprido, nos traz grandes responsabilidades, porque o recifense não espera menos do que mostramos até aqui. Para atender às expectativas da população, o trabalho vai seguir em ritmo acelerado", declarou o prefeito.
Leia Também
• João Campos fala do segundo mandato e promete iniciar armamento da Guarda no segundo semestre
• PT Recife aprova votos de aplauso para Carlos Veras e Humberto Costa
• Vice-Prefeito de Jataúba, Fernando Chaves Costa (Firoca), morre aos 53 Anos
O presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), reforçou que todos os vereadores foram eleitos para representarem os recifenses e melhorar a qualidade de vida na cidade. Ele se disse animado para os próximos quatro anos de trabalho e o p´roximo biênio na direção da Casa.
"A gente vai estar aqui debatendo a cidade, discutindo. A Câmara vai sempre ser protagonista das discussões sobre o Recife, porque temos vereadores comprometidos, que querem o bem da cidade, que estão dispostos a fazer a boa discussão, discutir projetos, discutir requerimentos, para que a gente possa avançar com o Recife", disse o parlamentar.
Ainda cumprindo o que determina a Lei e o regimento interno da Câmara dos Vereadores, discursaram na tribuna os líderes da oposição, Felipe Alecrim (Novo) e da base do governo Samuel Salazar (MDB).
Salazar criticou a disseminação de notícias falsas para gerar engajamento nas redes sociais e cobrou compromisso com a verdade. Ele prometeu dialogar com todos os vereadores, incluindo os de oposição, para viabilizar a aprovação de projetos.
“Quanto ao nosso trabalho à frente da liderança do governo, vou estar sempre à disposição para ajudar a casa. Na legislatura passada sempre estive à disposição de todos os vereadores, seja da base ou seja de oposição, e é nesse ritmo que vai continuar”, afirmou.
Essa também deve ser a tônica da atuação do vereador de oposição Gilson Filho (PL). O parlamentar, que chega à Câmara para exercer o primeiro mandato, quer fazer uma oposição propositiva e em diálogo com os demais vereadores.
“A política é uma construção e um vereador sozinho não pode fazer nada. Então tem que ter diálogo com todos os vereadores para buscar melhorias e para aprovar os projetos que eu tenho de melhoria para todos os recifenses, porque afinal a gente representa todos eles aqui”, enfatizou Gilson.
Questionado sobre como iria lidar com uma oposição mais combatente que a da última legislatura, o prefeito João Campos afirmou que respeita a democracia e vai, independentemente de posicionamentos, continuar trabalhando para todos.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



