Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Câmara do Recife abre trabalhos da 19ª legislatura

Prefeito do Recife, João Campos, garante ritmo acelerado de trabalho ao participar da abertura

Câmara do Recife abre trabalhos da 19ª legislaturaCâmara do Recife abre trabalhos da 19ª legislatura - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Câmara do Recife deu início aos trabalhos da 19° legislatura em sessão solene nesta segunda-feira (3). Os 37 vereadores eleitos para o mandato de 2025 a 2028 foram empossados no dia 1º de janeiro, e, com a retomada dos trabalhos da Casa de José Mariano, passam a apresentar, apreciar e votar projetos de lei, se reunindo duas vezes na semana.

Como manda a Lei Orgânica do município, o prefeito do Recife fez discurso em que apresentou as ações do governo para o segundo mandato. No discurso, o prefeito ressaltou os investimentos e políticas desenvolvidas nos últimos quatros anos à frente do Executivo da capital pernambucana e, citando a sua votação histórica na eleição de 2024, prometeu manter o ritmo de trabalho e entregas.


"Esta gestão protagonizou uma vitória histórica no ano passado. Uma votação desta magnitude, ao mesmo tempo que nos dá certeza do dever cumprido, nos traz grandes responsabilidades, porque o recifense não espera menos do que mostramos até aqui. Para atender às expectativas da população, o trabalho vai seguir em ritmo acelerado", declarou o prefeito.

O presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), reforçou que todos os vereadores foram eleitos para representarem os recifenses e melhorar a qualidade de vida na cidade. Ele se disse animado para os próximos quatro anos de trabalho e o p´roximo biênio na direção da Casa.

"A gente vai estar aqui debatendo a cidade, discutindo. A Câmara vai sempre ser protagonista das discussões sobre o Recife, porque temos vereadores comprometidos, que querem o bem da cidade, que estão dispostos a fazer a boa discussão, discutir projetos, discutir requerimentos, para que a gente possa avançar com o Recife", disse o parlamentar.

Ainda cumprindo o que determina a Lei e o regimento interno da Câmara dos Vereadores, discursaram na tribuna os líderes da oposição, Felipe Alecrim (Novo) e da base do governo Samuel Salazar (MDB).

Salazar criticou a disseminação de notícias falsas para gerar engajamento nas redes sociais e cobrou compromisso com a verdade. Ele prometeu dialogar com todos os vereadores, incluindo os de oposição, para viabilizar a aprovação de projetos. 

“Quanto ao nosso trabalho à frente da liderança do governo, vou estar sempre à disposição para ajudar a casa. Na legislatura passada sempre estive à disposição de todos os vereadores, seja da base ou seja de oposição, e é nesse ritmo que vai continuar”, afirmou.

Essa também deve ser a tônica da atuação do vereador de oposição Gilson Filho (PL). O parlamentar, que chega à Câmara para exercer o primeiro mandato, quer fazer uma oposição propositiva e em diálogo com os demais vereadores. 

“A política é uma construção e um vereador sozinho não pode fazer nada. Então tem que ter diálogo com todos os vereadores para buscar melhorias e para aprovar os projetos que eu tenho de melhoria para todos os recifenses, porque afinal a gente representa todos eles aqui”, enfatizou Gilson. 

Questionado sobre como iria lidar com uma oposição mais combatente que a da última legislatura, o prefeito João Campos afirmou que respeita a democracia e vai, independentemente de posicionamentos, continuar trabalhando para todos. 

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Newsletter