Câmara do Recife compra imóvel para nova sede com promessa de melhorar acessibilidade e estrutura
Nova unidade vai concentrar todos os setores legislativos em Santo Amaro
Após seis anos de análise do mercado imobiliário, a Câmara Municipal do Recife anunciou a compra de um imóvel para sediar suas atividades em um único local. O novo espaço está localizado na Avenida da Saudade, nº 254, no bairro de Santo Amaro, área central da cidade.
A expectativa é que a mudança traga melhorias no atendimento à população e nas condições de trabalho dos servidores.
Atualmente, as atividades da Casa Legislativa estão distribuídas em quatro imóveis — incluindo dois alugados — com problemas estruturais e de acessibilidade. Segundo o presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), a unificação dos setores é uma resposta a essas deficiências.
“O nosso objetivo é obter mais eficiência, com a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho dos servidores públicos. Nós buscamos honrar o passado, o presente e construir o futuro, afinal, a Casa do Povo precisa de um espaço que reflita sua grandeza, que seja moderno, acolhedor e condizente com a força do Recife”, afirmou.
Ele acrescentou que a mudança se soma a outras ações recentes da gestão: “Já temos uma grande produção legislativa, modernizamos o nosso sistema e agora vamos avançar para fazer mais entregas”.
Terreno
O novo terreno tem 11.165 m² e abriga um edifício de 5.777 m², já existente e em condições de uso. Estudos da Divisão de Arquitetura e Engenharia da própria Câmara apontaram que o local atende aos critérios técnicos e legais para receber as novas instalações.
A área permite até cinco vezes mais construção do que a atual sede, o que deve facilitar futuras ampliações. A compra foi realizada com recursos próprios, no valor de R$ 25 milhões, após emissão de laudos por duas empresas de engenharia contratadas pela instituição.
O primeiro-secretário da Câmara, vereador Eriberto Rafael (PSB), reforçou a necessidade da mudança.
“Além de não comportar os diversos setores do Poder Legislativo, o nosso prédio-sede não consegue mais receber confortavelmente a população. A acessibilidade, por exemplo, é uma questão importantíssima e não temos como atender na atual estrutura”, disse.
“A Casa do Povo de uma capital com 1,5 milhão de habitantes, uma das mais importantes do País, precisa de uma sede à altura de sua relevância e da população que representa”.
Leia Também
• Ademi-PE discute com Prefeitura de Olinda propostas para habitação no município
• Ex-prefeito de Jucati passa a reforçar o PSD e atual prefeito anuncia apoio a Raquel Lyra
• Priscila Krause espera que reunião sobre clima leve deputados a destravarem projetos do Executivo
Localização
A escolha do novo imóvel também considerou a proximidade com outros órgãos públicos, como a Prefeitura do Recife, o Tribunal de Contas do Estado, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, além da sede do Governo do Estado. O novo endereço fica a cerca de 1 km da atual sede.
Desde 2018, a Câmara vinha analisando imóveis com condições adequadas para abrigar áreas como Plenário, Sala de Comissões, gabinetes, biblioteca, arquivo, imprensa, setores administrativos, Escola do Legislativo, entre outros.
A atual sede, na Rua Princesa Isabel, nº 410, foi construída em 1920 para funcionar como Escola Normal Oficial de Pernambuco e abriga o Legislativo desde 1963.
Por ser tombado, o prédio enfrenta limitações para reformas estruturais, além de apresentar infiltrações, falhas no sistema elétrico e ausência de acessibilidade. Os imóveis anexos também têm limitações físicas e legais para reformas ou ampliações.
Durante a construção da nova sede, o funcionamento do Legislativo será mantido nos atuais prédios. A Câmara informou que serão feitos estudos para definir a futura destinação da sede histórica, visando preservar o patrimônio e atender ao interesse público.



