Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Câmara do Recife espera mudança para nova sede “em menos de um ano”

Romerinho Jatobá destaca que nova estrutura permitirá melhores condições de trabalho

Presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB)Presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB) - Rafael Melo/Folha de Pernambuco

A Câmara Municipal do Recife está em processo de aquisição de um novo imóvel que servirá como sede única do Poder Legislativo da capital pernambucana. A medida, segundo o presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), atende a uma demanda antiga de vereadores, servidores, imprensa e visitantes. Atualmente, a Câmara funciona de forma descentralizada, com um prédio-sede e três anexos, o que compromete a logística interna e o pleno funcionamento das atividades legislativas.

“O trâmite agora é o seguinte: após a publicação — que deve sair nesta terça-feira —, começa toda a parte burocrática de cartório. Uma vez finalizada essa etapa, a Câmara efetua o pagamento e se torna, de fato, proprietária do terreno”, disse Jatobá.

O presidente ressaltou que serão feitas pequenas adequações no local, já que o prédio estava em uso até pouco tempo.

“Como todo imóvel que fica desocupado, mesmo por um período curto, precisa de revisões e ajustes. Vamos cuidar disso e aprimorar o que for necessário para realizar a mudança definitiva. Acredito que, em menos de um ano, já estaremos ocupando o novo espaço”, defendeu.

Imóvel
O imóvel escolhido está localizado na Avenida da Saudade, nº 254, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife e possui 11 mil metros quadrados de terreno, com potencial construtivo de até 55 mil metros quadrados. Romerinho Jatobá informou que a escolha se deu após análise de diversos imóveis e contou com avaliações técnicas para garantir que o valor de aquisição estivesse de acordo com o mercado. O imóvel foi adquirido por R$ 25 milhões com recursos próprios da Câmara.

“O custo está dentro do padrão. Atuamos com responsabilidade e contratamos uma empresa para avaliar o valor. A Câmara tem condição de pagar”, afirmou.

Estrutura
O presidente destacou que a estrutura atual, cedida à Câmara em 1963, não atende mais às necessidades do Legislativo Municipal. À época, o colegiado era composto por 18 vereadores. Hoje, são 37 parlamentares.

“A estrutura não oferece acessibilidade e apresenta dificuldades físicas que comprometem o desenvolvimento do trabalho legislativo. É um desejo antigo que conseguimos tirar do papel”, declarou.

A nova sede permitirá a unificação de todos os setores em um único espaço e viabilizará melhorias como a criação de mais salas de comissões — atualmente há apenas uma —, um novo plenarinho, além de espaços adequados para a Escola do Legislativo e outros departamentos. “Isso impacta diretamente na produção legislativa e, consequentemente, na vida da população do Recife”, completou Jatobá.

Localização
O processo de aquisição deve avançar nos próximos dias com a publicação oficial e o início dos trâmites cartoriais. A localização do imóvel, próxima ao atual prédio e aos demais órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário e até mesmo o Legislativo Estadual, foi um dos critérios considerados na decisão.

“A cidade tem recebido investimentos no centro. Acreditamos na recuperação do centro do Recife e consideramos essencial que a Câmara permaneça nessa região”, afirmou o presidente.

Romerinho Jatobá avaliou a mudança como um momento histórico para o Legislativo municipal.

“Este é um salto importante. Uma marca que ficará registrada na história da Câmara e da cidade, representando um avanço na estrutura do Poder Legislativo e na forma como acolhemos o povo do Recife”, concluiu.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email. 

Veja também

Newsletter