Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

CCLJ aprova nome de Moshe Dayan como novo presidente da Adagro

Sabatina aconteceu na manhã desta quarta-feira (21) e o indicado foi aprovado por unanimidade

Sabatina do indicado a novo presidente da Adagro, o médico veterinário Moshe DayanSabatina do indicado a novo presidente da Adagro, o médico veterinário Moshe Dayan - Reprodução Redes Sociais

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (21), a indicação de Moshe Dayan para a presidência da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). O nome, indicado pela governadora Raquel Lyra (PSD), foi sabatinado e aprovado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) antes de seguir para votação em plenário.

Moshe agradeceu a oportunidade dada pela governadora, além de ter reforçado que enxerga essa oportunidade como uma missão para “servir, escutar e trabalhar junto com o povo”. 

“A Adagro tem um quadro de funcionários que orgulha o Estado, pessoas altamente capacitadas. Não existe nenhuma dificuldade em termos de material. Então, a gente precisa aliar tudo isso e colocar esse serviço à disposição da população, do empresário, da agricultura familiar, para que a gente possa, no final, defender os nossos animais e vegetais de produção e colocar, com certeza, alimentos de qualidade na mesa da população”, disse.

O relator da matéria, deputado Luciano Duque (SD), elogiou a indicação e destacou sua confiança na capacidade do médico veterinário, afirmando ter “certeza” da competência de Moshe para o cargo.

“Eu tenho cada vez mais certeza de que a escolha foi acertada, pelo conhecimento técnico e pela capacidade de gestão que você tem quando ocupa vários cargos. Então, além de técnico, você tem a sensibilidade política e isso com certeza vai ajudar muito na execução das políticas do órgão”, declarou.

Antecipação

A sabatina de Moshe Dayan foi antecipada em razão da crise causada pela gripe aviária, que tem afetado o setor agropecuário. A decisão foi resultado de um esforço conjunto entre a Assembleia Legislativa de Pernambuco e representantes da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), que se reuniram na terça-feira (20) com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, em um apelo por celeridade na indicação.

Currículo

Moshe Dayan Fernandes de Carvalho, 57 anos, tem experiência nas áreas de produção agropecuária, gestão rural e políticas públicas para o campo. Produtor de leite e especialista em laticínios, atuou por 18 anos no Sebrae, incluindo seis anos como gerente regional em Garanhuns. Foi consultor do setor de leite e derivados, secretário de Agricultura de Pedra (2021–2022) e, desde 2023, é assessor parlamentar da deputada estadual Débora Almeida, com foco em temas ligados ao agronegócio.

Veja também

Newsletter