Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Cida Pedrosa afirma que “Pernambuco não é um lugar para ficar em cima do muro”

Vereadora do Recife pelo PCdoB cobrou posicionamento de aliados em relação a Lula

Vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) é recebida no programa Folha Política, da Rádio Folha PEVereadora Cida Pedrosa (PCdoB) é recebida no programa Folha Política, da Rádio Folha PE - Arthur Botelho/Folha de Pernambuco

A vereadora do Recife Cida Pedrosa (PCdoB) cobrou um posicionamento de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à candidatura à reeleição do mandatário em 2026. A gestora defendeu um posicionamento da governadora Raquel Lyra (PSD), que ainda não declarou seu apoio no pleito presidencial. A declaração foi dada em entrevista concedida nesta sexta-feira (29) à Rádio Folha 96,7 FM.

“Pernambuco não é um lugar para ficar em cima do muro, é um lugar que tem uma direita estruturada e tem os progressistas estruturados, não é um lugar que eu possa dançar bambolê. Ou eu estou de um lado ou estou do outro”, opinou. 

 

 

Eleição 
A vereadora também comentou a possibilidade de se candidatar à uma vaga na Assembleia Legislativa. Ela afirmou que seu nome está à disposição do partido.

“Vou para onde o partido mandar. Como a gente sabe que existe a necessidade da gente perfilar na luta por uma vaga na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa, a gente está sempre com o nome à disposição do partido e se o partido decidir que é importante o meu nome para compor uma vaga da Assembleia Legislativa, nós estamos prontos”, afirmou.

Cida também fez uma avaliação positiva da Federação Brasil da Esperança, composta pelo PT, PCdoB e PV. A declaração ocorre em meio às especulações de que o PT pretende reformular a federação e de que o PV pode deixá-la.

“Quando três partidos progressistas se juntam para defender uma bandeira, isso ajuda muito o fortalecimento da democracia. A federação é uma luta do PCdoB de muito tempo”, disse. 

Eleições 2026
Cida também fez uma análise de como serão as eleições presidenciais de 2026, nas quais Lula deverá ser candidato à reeleição. Na visão da vereadora, a eleição será polarizada como a de 2022 e prevê que a campanha será “dificílima”, dado os avanços de tecnologias como as inteligências artificiais generativas.

“Eu acho que vai ser dificílima. Eu tenho colocado que além de todo esse modus de encher as redes de notícias não verdadeiras para a gente ficar correndo atrás para desmentir, tem um modo novo que é a inteligência artificial”, explicou.

Recife
A vereadora também comentou a provável ascensão do vice-prefeito do Recife, Victor Marques, companheiro de partido dela, ao cargo de prefeito. O atual prefeito, João Campos (PSB), deverá renunciar no próximo ano para disputar o governo estadual, o que abre as portas para Marques. De acordo com Cida, o vice-prefeito está preparado para comandar a cidade e afirmou que ele aprendeu muito com Campos.

“Eu acho que ele tem tempo de aprendizado. Ele está num dos cargos mais importantes que o governo municipal tem, que é a Secretaria de Infraestrutura. A aula de política ele passou os quatro anos no primeiro governo João Campos sendo chefe de gabinete e a aula de cidade ele está tendo diariamente como secretário de Infraestrutura”, avaliou.

 

Veja a entrevista completa:

Veja também

Newsletter