Clodoaldo Magalhães é reconduzido à liderança do PV na Câmara dos Deputados
Parlamentar de Pernambuco volta ao cargo em ano de COP30 e com foco na pauta ambiental
O deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV/PE) foi reconduzido à liderança da bancada do Partido Verde na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (22). Vice-presidente nacional do PV e presidente estadual da legenda em Pernambuco, o parlamentar já havia ocupado a função durante o primeiro ano da atual legislatura, em 2023.
A liderança da bancada tem como missão encaminhar os principais temas da agenda partidária junto aos demais parlamentares, especialmente em um ano marcado pela realização da COP30 (Conferência das Partes), da qual o Brasil será anfitrião. Caberá a Clodoaldo articular projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e às pautas ambientais em tramitação na Câmara.
“Fico feliz por ocupar novamente essa posição, especialmente no ano em que o mundo olha para o Brasil como referência em políticas ambientais. Teremos muitos desafios para colocar o país como potência verde no mundo, com a transição energética e a luta incansável pela justiça social. Além de melhorar a vida do povo e colaborar com o governo nos principais desafios”, afirmou o parlamentar.
Leia Também
• Ex-presidente do TCU, Ana Arraes se torna anistiada política
• Amupe vai oferecer atendimento técnico durante o 8º Congresso Pernambucano de Municípios
• Apenas 2,2 mil eleitores faltosos regularizaram o título em Pernambuco
Atuação
Magalhães integra as comissões de Saúde, Constituição e Justiça e Meio Ambiente. Em 2023, ganhou destaque como relator temático de Poderes de Estado na Comissão Mista de Orçamento. Sua atuação parlamentar tem incluído temas como a oposição à anistia dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, a regulamentação da inteligência artificial e das redes sociais, a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança e a defesa da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
“Minha atuação é marcada pelo diálogo. Junto com os deputados verdes Reginaldo Veras, Aliel Machado e Bacelar, seguiremos analisando todos os assuntos que têm relevância e impacto na vida dos brasileiros e buscando sempre as melhores soluções para os problemas que afligem as pessoas. Como vice-presidente nacional do PV, entendo que teremos também mais diálogo com os dirigentes e com a Federação”, declarou.
Neste ano, o presidente nacional do Partido Verde, Luiz Penna, assumiu a presidência da Federação Brasil da Esperança — formada por PT, PCdoB e PV. Já em Pernambuco, Clodoaldo Magalhães será responsável por coordenar os trabalhos da federação.



