Ter, 09 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Comissão de Finanças avalia empréstimo de 1,5 bilhão ao Estado nesta terça (6)

Início da tramitação na Comissão de Administração Pública aguarda retorno de pedido de informação

Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de PernambucoComissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Pernambuco - Divulgação

O Projeto de Lei para aquisição de um novo empréstimo do Governo de Pernambuco será avaliado pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na manhã desta terça-feira (6). A proposta já foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) na semana passada.

O projeto chegou a ser incluído na pauta da reunião da Comissão de Administração Pública, também marcada para esta terça-feira (6), mas deve ser retirada por decisão do presidente do colegiado, o deputado estadual Waldemar Borges (PSB).

O socialista quer avaliar o parecer da Comissão de Finanças e aguarda também o retorno de pedidos de informação sobre como foram gastos os recursos adquiridos por empréstimos anteriormente, que juntos já somam mais de R$ 3,6 bilhões. 

“Vamos esperar o parecer de Finanças. E eu quero saber saber, antes de votar, no que se investiu o recurso dos empréstimos passados. (O governo) tem 30 dias para responder”, afirmou o parlamentar.


Disputa
A proposta se tornou instrumento de disputa de forças entre os deputados independentes e de oposição, que comandam as três principais comissões da Alepe, e a governadora Raquel Lyra (PSD). Assinado por Priscila Krause durante o recesso de Raquel Lyra, o pedido de autorização foi enviado em 20 de março, em regime de urgência, o que condiciona a análise ao prazo de 45 dias.

Ao travarem a tramitação da matéria, deputados buscaram, nos bastidores, pressionar o governo pelo pagamento das emendas impositivas de 2024. A tensão ficou evidente durante evento da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), quando a governadora e o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), trocaram farpas. Enquanto Raquel cobrou pela aprovação do pedido, Álvaro fez um apelo pelo pagamento das emendas. 

A autorização só foi pautada na última reunião da CCLJ, realizada em 29 de abril, quando teve a aprovação de todos os membros do colegiado, com inclusão de uma emenda do deputado Edson Vieira (UB), para que o Governo Estadual preste contas do uso dos recursos.  

Questionada sobre a tramitação da matéria nas demais comissões, a líder do governo na Alepe, Socorro Pimentel (UB), afirmou que confia no bom senso dos pares para que a proposta prossiga na Casa. 

"Nossa expectativa é positiva, uma vez que o projeto já foi aprovado na Comissão de Justiça, e que eu confio sempre no bom senso e na responsabilidade de todos os pares da Alepe", pontuou. 

 

Veja também

Newsletter