Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Comissão Especial define data para a sessão solene em homenagem aos 200 anos da PMPE

Evento acontecerá em setembro, com o lançamento do livro narrando a história da corporação e a entre

Foto: Divulgação

Leia Também

• Na véspera do recesso, Alepe aprova projetos e empurra outras matérias para o segundo semestre

• Raquel Lyra reforça pedido por votação na véspera de recesso

A Comissão Especial do Bicentenário da Polícia Militar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) decidiu nesta quarta-feira (18) marcar a sessão solene para o próximo 16 de setembro. No mesmo dia, haverá o lançamento de um livro que narra pontos de destaque vividos ao longo dos dois séculos de funcionamento da instituição. A obra coletiva dividirá espaço com a entrega das medalhas comemorativas a figuras que se destacaram na história da PMPE. 

“Na reunião de hoje, definimos a publicação de um livro – que será patrocinado pela mesa diretora da Assembleia e pela comissão especial – marcando essa data tão importante para Pernambuco e para a Polícia Militar. Também definimos a data da sessão solene, para setembro”, informou Antônio Moraes. O presidente da comissão também ressaltou novamente a importância da PMPE ao longo dos seus 200 anos. “Além dos relevantes serviços prestados a Pernambuco, a Polícia Militar tem uma história que merece ser contada, e que honra as tradições libertárias do nosso povo”, completou.

O coronel Marcelo Ianino, representando a PMPE, explicou que a comissão conta com uma equipe multidisciplinar, formada também pelo professor Carlos André Silva de Moura, diretor da editora da Universidade de Pernambuco; o coronel veterano André Carneiro e os sargentos Cícero e Leandro, diretores do Museu da Polícia Militar.

“Nosso objetivo foi apresentar a proposta do livro comemorativo, para solidificar a data do dia 11 de junho deste ano, quando a PMPE completou 200 anos de existência, e a comissão da Assembleia se dispôs a assumir o financiamento da obra. Ou seja, em breve teremos um bonito livro, contando toda a história da corporação”, afirmou.

Segundo o coronel, a PMPE e a UPE ficarão responsáveis pela redação do livro e a Alepe se encarregará da parte financeira e do lançamento. Entre os autores, estão o professor Carlos André, o coronel Carneiro, os sargentos Cícero e Leandro e o próprio coronel Marcelo.

“A Assembleia Legislativa não poderia ficar de fora das homenagens a uma instituição importantíssima para Pernambuco, que é a Polícia Militar. Afinal, são duzentos anos de bons serviços prestados, e cabe a nós colaborar para o registro dessa data para a posteridade”, acrescentou o presidente da comissão especial, deputado Antônio Moraes.

 

Veja também

Newsletter