Consórcio de 23 municípios apoia manutenção de Danilo Cabral à frente da Sudene
Cidades do Agreste e da Mata Sul se manifestaram em defesa do superintendente da autarquia
Vinte e três municípios do Agreste e da Mata Sul de Pernambuco se manifestaram publicamente em defesa da permanência do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, à frente da autarquia.
As cidades formam o Consórcio dos Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (ComagSul), presididido pelo prefeito de Altinho, Marivaldo Pena (PSB), e ressaltam a atuação do gestor, que comanda a Sudene desde junho de 2023, ressuscitando com força o projeto de construção da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco.
Leia Também
• União em defesa de Danilo Cabral na Sudene
• O Nordeste precisa de Danilo na Sudene
• João Campos defende permanência de Danilo Cabral no comando da Sudene
Os cearenses, que têm recebido investimentos da autarquia para construção do trecho de ferrovia também no Ceará, estão articulados e pedem a demissão de Danilo Cabral. O movimento é comenadado pelo governador Elmano de Freitas (PT) e tem apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ex-governador da Bahia.
Na nota, o ComagSul ressalta a importância do papel de Danilo Cabral em defesa da construção do trecho da Transnordestina em Pernambuco. "Defender a Transnordestina é defender o Nordeste, pois a obra representa um verdadeiro divisor de águas para a interiorização do desenvolvimento e para a redução das desigualdades regionais", pontua.
Veja a íntegra da nota:
O Consórcio dos Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (ComagSul), composto por vinte e três municípios consorciados, através do prefeito de Altinho e presidente do Consórcio, Marivaldo Pena, vem a público externar irrestrito apoio à permanência de Danilo Cabral na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
A atuação de Danilo Cabral tem se mostrado fundamental para o fortalecimento institucional da Sudene e para a retomada do papel estratégico do órgão no planejamento regional e no fomento de políticas públicas estruturadoras voltadas ao desenvolvimento econômico do Nordeste.
Destacamos, em especial, o seu firme compromisso com a defesa da continuidade das obras da FERROVIA TRANSNORDESTINA, projeto essencial para a logística nacional e para o escoamento da produção da região Nordeste. Defender a Transnordestina é defender o Nordeste, pois a obra representa um verdadeiro divisor de águas para a interiorização do desenvolvimento e para a redução das desigualdades regionais.
Sob a liderança de Danilo Cabral, a Sudene tem atuado com competência técnica, visão estratégica e diálogo permanente com os entes federativos, a sociedade civil e o setor produtivo. A continuação do seu trabalho é imprescindível para a continuidade dos projetos e ações que vêm promovendo impactos positivos concretos nos municípios nordestinos.
Com larga experiência na gestão pública, reconhecida capacidade de articulação institucional e sensibilidade para com os desafios históricos da região, Danilo Cabral tem consolidado a Sudene como um vetor de transformação para o Nordeste.
Assim, os municípios consorciados ao ComagSul reforçam seu veemente apoio à permanência de Danilo Cabral na Superintendência da Sudene, confiantes de que sua continuidade garantirá a manutenção de uma gestão técnica, comprometida e efetiva em prol do desenvolvimento socioeconômico regional.
MARIVALDO PENA
Prefeito de Altinho
Presidente do COMAGSUL



