Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Crianças com TEA da rede estadual poderão receber abafadores de ruídos

PL de Romero Albuquerque institui programa de distribuição gratuita.

Deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil)Deputado estadual Romero Albuquerque (União Brasil) - Foto: Wesley Almeida/Divulgação

No dia a dia, na escola ou em outros espaços frequentados por crianças, os sons e ruídos podem gerar incômodo, estresse e irritação em crianças com sensibilidade auditiva, como é o caso das pessoas dentro espectro autista. Pensando nisso, o deputado Romero Albuquerque protocolou o projeto de Lei 997/2023, que institui o Programa de Distribuição Gratuita de Abafadores de Som, que beneficiará alunos das escolas públicas estaduais de Pernambuco.

“A distribuição desses abafadores, devidamente certificados e adaptados às necessidades das crianças, proporcionará um ambiente mais acolhedor e inclusivo. A redução dos estímulos sonoros excessivos permitirá que as crianças se concentrem melhor nas atividades escolares, estimulando seu aprendizado e bem-estar emocional”, diz a justificativa.

O texto diz que as escolas deverão contar com o apoio de profissionais da área de saúde, como fonoaudiólogos e psicólogos, para auxiliar na identificação das crianças que necessitam dos abafadores de som. Para garantir o sucesso do programa, as escolas deverão ainda promover a conscientização sobre a importância do respeito à sensibilidade auditiva das crianças, por meio de campanhas educativas voltadas aos estudantes, professores, funcionários e comunidade escolar.

“A implementação desse programa contribuirá para a conscientização e sensibilização de toda a comunidade escolar em relação às necessidades específicas dessas crianças, fomentando uma cultura de respeito e inclusão”, Romero pontua.  

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

 

Veja também

Newsletter