Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Décio Padilha é eleito membro de conselho do Banco do Nordeste

Ex-secretário foi eleito, por unanimidade, membro do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital.

Décio Padilha, secretário da Fazenda de PernambucoDécio Padilha, secretário da Fazenda de Pernambuco - Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O Conselho de Administração do Banco do Nordeste (BNB) elegeu o ex-secretário da Fazenda de Pernambuco Décio Padilha como  membro do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital da instituição financeira. A indicação foi aprovada por unanimidade. O gestor foi indicado para o cargo pelo presidente do BNB, Paulo Câmara. Na próxima segunda-feira, o novo membro do conselho se reunirá com o dirigente e diretores do banco.

Com a deliberação, o Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital passa a ser formado por  Antonio Martiningo Filho (coordenador), José Monteiro Varanda Neto, Saumíneo da Silva Nascimento e Décio Padilha. O ex-secretário agrega à instituição seu perfil técnico e experiência acumulada na atuação em diversas áreas da gestão pública.

“Foi uma indicação do governador Paulo Câmara para levar essa experiência técnica acumulada nos últimos 29 anos para o Banco do Nordeste. Uma experiência na atuação no campo do orçamento, finanças, licitação, contrato, controle de gastos e compliance”, destacou.

Após o BNB divulgar comunicado para o mercado anunciando a eleição de Padilha para o conselho, o gestor recebeu felicitações de diversos representantes do setor financeiro e do Poder Público, o que demonstrou a aceitação positiva que o nome do ex-secretário estadual teve para o cargo. Além do perfil técnico, Padilha ainda reforçou o fato de ser mais um pernambucano no corpo técnico do Banco Nordeste, instituição que possui forte tradição no Ceará.

No terceiro Governo Lula, o ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara foi nomeado para o comando da instituição financeira e vem procurando fazer uma gestão que ampie a atuação do BNB, fortalecendo sua presença em todos os estados do Nordeste, além de parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Experiência e currículo

Auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco desde 1994, Décio Padilha é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Pernambuco e  possui 29 anos de carreira e experiências acumuladas na prestação de serviços públicos. Ele foi secretário da Fazenda do de Pernambuco no ano de 2014 e posteriormente, de 2019 a 2022, bem como Secretário de Administração do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014. Também atuou como presidente da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco (Copergás), de 2015 a 2017. Ainda na estatal, ele presidiu o Conselho Fiscal, de 2012 a 2014, e integrou o Conselho de Administração, de 2015 a 2017. Na Companhia Pernambucana de Saneamento do Estado de Pernambuco (Compesa), Décio Padilha foi Diretor Comercial e Diretor de Gestão Corporativa de 2007 a 2011 e posteriormente no ano de 2018. De 2019 a 2022, ele foi presidente do  Conselho de Política Tributária do Estado de Pernambuco e também presidiu o Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal do Brasil, de 2022 a janeiro de 2023.

Veja também

Newsletter