Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Diálogo marca os 100 primeiros dias de mandato de Luciano Duque na Alepe

Além de líder da bancada do Solidariedade na Casa, deputado é titular da Comissão de Justiça

Deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade)Deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) - Foto: Dany Naara/ Divulgação

O deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) completa 100 dias de mandato imprimindo sua marca como construtor de diálogo na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O parlamentar, além de líder da bancada do Solidariedade, é titular da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), um dos colegiados mais importantes da Casa, e das comissões de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular; e ainda é vice-presidente da Comissão Especial de Combate à Fome. 

“Nesses poucos mais de três meses de mandato, estamos na relatoria de mais de 250 projetos. Fui relator da PEC nº 23/2022, que desburocratizou a transferência de recursos das emendas parlamentares individuais impositivas aos municípios. Incluí na proposição um substitutivo no texto original, propondo que 50% das emendas devam ser destinadas para a área da saúde”, destacou.

Também foi incorporado à proposta, o modelo de transferências especiais para os municípios. Por meio de tal modalidade, os recursos destinados pelos deputados são transferidos diretamente às prefeituras, sendo que ao menos 70% do valor devem ser aplicados em despesas de capital.

“Tal modelo já é usado pelo Governo Federal e facilita o repasse, sem tirar o controle dos órgãos de fiscalização, tais como Tribunal de Contas e Ministério Público do  Estado”, completou o deputado. A PEC foi aprovada por unanimidade pela Casa. 

Remédios gratuitos
Duque é autor do Projeto de Lei 474/2023, que institui a Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Formulados à Base de Canabidiol, nas unidades de saúde públicas estadual e privadas, conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), em Pernambuco.

“Medicamentos à base de canabidiol têm se mostrado como a única opção eficaz para o tratamento de alguns quadros de diversas doenças e síndromes, em especial no tratamento de dores crônicas ou doenças como câncer, Parkinson, Autismo e Alzheimer”, explica o deputado.

A Proposta de Emenda à Constituição que autoriza a transferência voluntária de recursos aos municípios ainda que o município esteja inadimplente também é de autoria do parlamentar. A PEC nº 10/2023 define que o momento da verificação da adimplência é o da assinatura do convênio ou do instrumento congênere.

“Idealizamos a proposta pensando em desburocratizar a entrega de recursos aos municípios pernambucanos que, muitas vezes, têm obras paradas porque no curso do acordo, até mesmo por questões formais de regularização, fica impedido de receber o restante dos recursos financeiros para terminar a ação governamental”.

Mesmo com uma forte atuação nas comissões e nas três frentes parlamentares da Casa das quais faz parte (Municípios;  Saúde mental; e Defesa da Transnordestina), Luciano Duque também tem colocado o pé na estrada e já viajou para mais de 25 municípios no período.

“Praticamente todos os fins de semana temos visitado nossas bases. Nosso mandato é participativo, ouvindo as necessidades e demandas da população. Também temos feito articulações para as eleições municipais de 2024”, disse.

Culura
Uma das bandeiras de trabalho do deputado, a cultura tem recebido a atenção no mandato. Duque celebrou os 60 anos de carreira do mestre forrozeiro Assisão com sessão solene na Alepe, reunindo diversos artistas e representantes do setor.

“A promoção da cultura como meio de desenvolvimento social e econômico é uma das nossas prioridades. O reconhecimento em vida desse grande artista é uma maneira de fomentar e conservar nossa identidade cultural”.

Veja também

Newsletter