Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Diogo Moraes troca o PSB pelo PSDB, e oposição na Alepe garante maioria em CPI

Articulação entre o PSB e o presidente da Alepe e do PSDB, Álvaro Porto, assegura manobra

Deputados Diogo Moraes (PSDB) e Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa e do PSDB em PernambucoDeputados Diogo Moraes (PSDB) e Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa e do PSDB em Pernambuco - Foto: Lucas Patrício/Divulgação

Em uma manobra entre a bancada do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o presidente da Casa e presidente estadual do PSDB, Álvaro Porto, a oposição tem maioria neste momento para integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar contratos do governo do estado.

O deputado e ex-líder do PSB na Alepe, Diogo Moraes, migrou para o PSDB. A articulação entre seu partido e o PSDB garantiu a movimentação sem que o parlamentar corra o risco de perder o mandato, mesmo com a mudança antes do período da janela partidária. A informação foi repassada em primeira mão pelo Blog do Elielson.

Diogo Moraes assumiu a liderança da bancada do PSDB, antes nas mãos da governista Débora Almeida, indicada pelo Executivo estadual, na semana passada, para compor a CPI.

Como o PSDB agora tem quatro deputados na Casa - Álvaro Porto, Débora Almeida, Diogo Moraes e Izaías Régis - dois governistas e dois oposicionistas, foi a executiva do partido que desempatou e indicou o novo líder e provável integrante da CPI.

A deputada Débora Almeida informou desconhecer essa cláusula no Regimento que permmitisse essa movimentação. "É um absurdo. Mais uma manobra. Um partido com tanta história, o PSDB virou oficialmente um puxadinho do PSB. Uma pena", lamentou a parlamentar.

Os líderes de bancada têm até as 18h desta segunda-feira para indicar os nomes que vão compor a CPI.

Veja também

Newsletter