Dom Fernando Saburido, que no sábado (10) completou 76 anos, será homenageado na Câmara do Recife
Proposição foi apresentada pela vereadora Liana Cirne (76). Sessão solene acontece no dia 27, às 18h
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, será homenageado no próximo dia 27 em sessão solene, às 18h30, na Câmara do Recife. A proposição é da vereadora. Liana Cirne (PT).
No sábado (10), o religioso, que nasceu no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, completou 76 anos. Católica, Liana Cirne parabenizou dom Fernando e convidou a população a homenagear o arcebispo na Câmara.
Leia Também
• Alberto Feitosa parabeniza CNBB e Dom Fernando Saburido
• Danilo Cabral visita arcebispo de Olinda e Recife em primeira agenda pública como pré-candidato
• Dom Fernando Saburido recebe homenagem da Alepe
“Parabéns dom Fernando Saburido. Desejo muita saúde, graças divinas e que Deus continue concedendo-lhe sabedoria para a missão que entregou em suas mãos. Estamos muito felizes em lhe homenagear na Câmara do Recife”, disse Liana, “Aproveito e convido todos para essa grande festa em reconhecimento ao nosso querido arcebispo”, pontuou.
Nomeado oficialmente arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009, substituindo dom José Cardoso, que comandou a igreja por 24 anos..
Como arcebispo, dom Fernando foi eleito, mais uma vez, membro do Conselho Permanente da CNBB em Brasília, integrante do Conselho Episcopal de Pastoral e Econômico do Regional Nordeste 2 e bispo de referência da Pastoral da Saúde. Participa ainda da Comissão Episcopal Nacional do Movimento de Educação de Base (MEB), com sede em Brasília.
Eleito no dia 8 de maio de 2014, dom Fernando preside a Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A escolha do epíscopo aconteceu durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).
O religioso sucedeu dom Genival Saraiva, bispo de Palmares, que teve sua renúncia acolhida pela Santa Sé por ter atingido a idade máxima para o serviço do episcopado. De acordo com o Código de Direito Canônico, os bispos devem renunciar ao cargo quando completarem 75 anos.
A mesma orientação vale para os arcebispos. Por isso, há um ano dom Fernando anunciou pedido de renúncia e enviou carta ao papa Francisco, oficializando a decisão. Sem o anúncio do seu substituto até agora, ele continua na missão para a qual foi designado.



