Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Edvaldo Batista é empossado do TRF5

Novo desembargador federal da Corte foi Promovido pelo critério de antiguidade

Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) empossou, ontem, o mais novo desembargador federal da Corte, o juiz federal Edvaldo Batista da Silva Júnior. Promovido pelo critério de antiguidade, o magistrado passa a ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Carlos Rebêlo Junior.  

Em seu discurso de posse, que durou quase meia hora, o magistrado disse, entre outras coisas, que seu sentimento ao assumir o novo cargo era de júbilo, por chegar à Corte após 31 anos no ofício da Primeira Instância, e de gratidão a Deus. 

“O Senhor do tempo quis que esse modesto homem que agora vos fala aqui chegasse no tempo que Ele marcou”, explicou. Mais à frente, lembrou ter abraçado a magistratura federal comum desde os 26 anos.

Ao desembargador federal Paulo Machado Cordeiro coube fazer a saudação, em nome da Corte, ao novo desembargador. Em sua fala, Cordeiro ressaltou qualidades do colega. O advogado Márcio José Alves de Souza destacou “o vasto conhecimento do direito, a sensibilidade e a vasta visão de Edvaldo para os que procuram o poder judiciário e deles esperam uma adequada e eficiente prestação jurisdicional”.

Ao lado do presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga Damasceno, compuseram a mesa honra da sessão solene a procuradora-regional da República Isabel Guimarães, representando o procurador-chefe do Ministério Público Federal na 5ª Região, Rafael Nogueira; a procuradora-geral do estado Bianca Teixeira, representando a governadora Raquel Lyra; o prefeito do Recife, João Campos; o deputado estadual Mário Ricardo, representando o presidente da Alepe, Álvaro Porto; o desembargador Valdir Carvalho, representando a presidente do TRT6, desembargadora Nise Pedroso; o advogado Márcio José Alves, representando a OAB-PE.

Veja também

Newsletter