Eleição Goiana: 53.972 eleitores aptos a votar compareceram neste domingo (4)
Segundo balanço do TRE-PE, foram registrados 825 votos em branco e 1.165 nulos
A eleição suplementar de Goiana, na Zona da Mata Norte, teve o comparecimento de 82,76% do eleitorado apto (53.972 eleitores) e 17,24% de abstenção (11.246), segundo balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Foram registrados 825 votos em branco (1,53%) e 1.165 nulos (2,16%).
De acordo com o órgão, a votação deste domingo (4) foi marcada pela tranquilidade nos locais de votação e pela rapidez na apuração do resultado. Às 17h48, 48 minutos após encerrada a votação, todas as sessões foram apuradas indicando a vitória do candidato Marcílio Régio (PP), com 28.122 votos (54,10%).
O presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, destacou o trabalho de todos que fazem a Justiça Eleitoral em Pernambuco na preparação do pleito.
“O TRE-PE esteve mobilizado e empenhado para realizar mais um processo eleitoral com excelência, da organização da votação à divulgação do resultado, passando pela auditoria das urnas. Isso é mais uma mostra da qualidade da nossa Justiça Eleitoral, do nosso compromisso com os valores democráticos e da força da nossa democracia”, ressaltou.
O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, explicou a razão da rapidez na transmissão dos resultados.
“O dia de votação transcorreu na maior tranquilidade. Como era apenas um voto, não tivemos filas, o eleitor votou sem dificuldades e sem atrasar o fim da votação. E conseguimos transmitir os resultados em tempo recorde, com os nossos pontos de transmissão secundários, onde os dados foram enviados diretamente do local de votação, sem a necessidade de levar as mídias para o Cartório Eleitoral”, avaliou.
Leia Também
• Eleição Goiana: Eduardo Batista agradece votos recebidos na eleição suplementar
• Eleição Goiana: Marcílio Régio é eleito prefeito da cidade com 54,10% dos votos
• Eleição Goiana: votação segue tranquila e uma urna precisou ser substituída
Urnas
Duas das 199 urnas usadas na votação foram trocadas durante o dia por problemas no teclado, das seções 32 e 109. Não houve registros de filas, aglomerações ou incidentes nos prédios ou nas seções eleitorais que viessem a atrapalhar o processo de votação. Ao todo, a votação mobilizou em torno de 400 mesários, 80 administradores de prédio e 50 servidores do TRE-PE.
Em paralelo com a votação em Goiana, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) realizou, na sede do TRE Pernambuco, no Recife, a auditoria das duas urnas sorteadas no sábado (3). O procedimento observou o mesmo horário da votação, das 8h às 17h, e não foi verificada qualquer falha no sistema e nos equipamentos. O teste de autenticidade do sistema foi realizado na seção 106.



