Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Eleição Goiana: Marcílio Régio vota e afirma compromisso com a união do município

Candidato do PP foi à seção de votação acompanhado de aliados

Marcílio Régio votou na Escola Municipal Major Manoel Gadêlha, no centro de GoianaMarcílio Régio votou na Escola Municipal Major Manoel Gadêlha, no centro de Goiana - Divulgação

Leia Também

• Eleições Goiana: Eduardo Batista vota e diz que pleito é um dos mais disputados do município

• Eleição suplementar em Goiana ocorre com tranquilidade neste domingo (4)

O candidato a prefeito de Goiana Marcílio Régio (PP) votou na manhã deste domingo (4), perto das 9h, na Escola Municipal Major Manoel Gadêlha, no centro da cidade. O local fica próximo de sua residência, e o percurso foi feito a pé, ao lado da candidata a vice-prefeita, Lícia Maciel (PT), da esposa, a vereadora Ana de Marcílio, da neta Marianna, além de apoiadores e lideranças políticas.

A votação na eleição suplementar de Goiana começou às 8h e segue até as 17h deste domingo. O candidato acompanhará a apuração em local reservado. A expectativa é de que o resultado seja divulgado ainda na noite de hoje.

Durante o trajeto até a seção eleitoral, Marcílio foi cumprimentado por eleitores. Após votar, aguardando na fila como os demais, fez o gesto do “V” da vitória e falou rapidamente com a imprensa. “A partir de cinco horas, cinco e trinta, Goiana vai ficar livre. Vamos unir Goiana. Estão tentando separar o povo de Goiana! Mas não vão conseguir, porque eu estou aqui para unir”, declarou.

Eleição
A nova eleição em Goiana foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir o registro de Eduardo Honório (União Brasil), reeleito em 2024. O TSE considerou que Honório estava tentando exercer um terceiro mandato consecutivo à frente do Executivo municipal, o que contraria o artigo 14 da Constituição Federal. Com a anulação dos votos, a Justiça Eleitoral determinou a realização de novo pleito.

O município é atualmente administrado interinamente por Eduardo Batista (Avante), presidente da Câmara Municipal, que também disputa a eleição. Ao todo, 67.457 eleitores estão aptos a votar, distribuídos em 199 seções. O pleito é válido para o mandato até 2028.

Perfil
Marcílio Régio tem 66 anos e mais de três décadas de trajetória na vida pública. Empresário, foi vereador por três mandatos, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito de Goiana entre 2005 e 2008. Também atuou como secretário de Obras do município.

Disputa a prefeitura pela coligação “O Trabalho Continua”, composta por 13 partidos, com apoio de nomes como o ex-prefeito Eduardo Honório, o presidente Lula (PT), o prefeito do Recife João Campos (PSB), os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), além de deputados federais e estaduais.

Tem como candidata a vice Lícia Maciel (PT), em uma aliança entre siglas como PT, PSB, MDB, União Brasil, entre outras. Sua campanha defende o fortalecimento dos serviços públicos, políticas sociais, investimentos na saúde e educação, e o desenvolvimento econômico da cidade. Marcílio é casado com a vereadora Ana de Marcílio e pai de dois filhos.

Veja também

Newsletter