Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Eleição suplementar de Goiana ocorre no próximo domingo; 65 mil eleitores estão aptos a votar

A votação será realizada das 8h às 17h, no horário de Brasília

Os candidatos à prefeitura de Goiana, Eduardo Batista (Avante) e Marcílio Régio (PP)Os candidatos à prefeitura de Goiana, Eduardo Batista (Avante) e Marcílio Régio (PP) - Arthur Botelho/Folha de Pernambuco

O município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, realiza uma nova eleição para os cargos de prefeito e vice-prefeito, neste domingo (4). Dois candidatos concorrem ao pleito suplementar: o prefeito interino, Eduardo Batista (Avante), com Pedro Henrique (Republicanos) como vice; e o ex-vice-prefeito Marcílio Régio (PP), com Lícia Maciel (PT) como candidata à vice. A votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário de Brasília.

O pleito deste domingo decidirá quem comandará o Executivo municipal até 2028. Eduardo Batista disputa a vaga pela coligação “Experiência para Fazer Mais”, formada por Republicanos, Solidariedade, Podemos e Avante. 

“Estou confiante de que o trabalho sério, o respeito às pessoas e o compromisso com uma gestão limpa e eficiente vão falar mais alto. Agradeço a cada goianense que me recebeu de braços abertos, que ouviu nossas propostas e compartilhou seus sonhos. Vamos juntos com fé, esperança e responsabilidade, construir uma Goiana mais justa, segura e desenvolvida para todos. Que seja um dia de paz, de democracia e de vitória da vontade do povo”, destacou Eduardo Batista.

Já Marcílio Régio concorre ao pleito pela coligação “O Trabalho Continua”, composta por partidos como PT, PCdoB, PV, MDB, PSB, União Brasil, entre outros. 

“Fizemos uma campanha limpa, escutando as pessoas e levando nossas propostas com muita responsabilidade e compromisso. Vamos votar com tranquilidade, em paz e celebrar mais este momento importante da nossa democracia. Junto com o nosso maior líder político local, Eduardo Honório, com a nossa vice, Lícia Maciel, e com o povo de Goiana, estamos confiantes. Segunda-feira, dia cinco, é aniversário de Goiana. Esperamos celebrar a vitória da vontade popular”, afirmou Marcílio Régio. 

A nova eleição foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a inelegibilidade de Eduardo Honório (União Brasil), reeleito em 2024, por considerar que ele estava exercendo, na prática, um terceiro mandato consecutivo como prefeito — o que contraria o artigo 14 da Constituição Federal. Honório foi eleito vice-prefeito em 2016 e assumiu o Executivo em várias ocasiões, inclusive nos seis meses anteriores à eleição de 2020, na qual saiu vitorioso. Em 2024, ele tentou novo mandato, mas teve o registro indeferido e a eleição anulada.

Votação
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) aprovou, no início do ano, a resolução que formalizou a realização da eleição suplementar, válida para a 25ª Zona Eleitoral. Ao todo, 65.218 eleitores estão aptos a votar. Para a votação, 199 seções estarão funcionando em todo o município, com um total de 220 urnas eletrônicas, incluindo 21 equipamentos de contingência. Cinco seções foram agregadas por questões operacionais, o que pode gerar mudanças de local para alguns eleitores.

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou o e-Título com foto digital. Quem não puder comparecer deverá justificar a ausência.

Auditoria
No sábado (3), véspera da votação, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do TRE-PE realiza o sorteio ou a escolha aleatória de duas urnas eletrônicas que passarão por testes de integridade e autenticidade no domingo, em paralelo à votação. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada presencialmente na sede do TRE-PE no Recife, ou on-line pelo canal oficial do Tribunal no YouTube

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail. 

Veja também

Newsletter