Eleições Olinda 2024: Izabel Urquiza decide ficar neutra no segundo turno
Ex-candidata à Prefeitura de Olinda não vai apoiar Mirella Almeida nem Vinicius Castello
A ex-candidata do Partido Liveral à Prefeitura de Olinda, Izabel Urquiza, divulgou nota na madrugada deste sábado (12), anunciando que ficará neutra no segundo turno das eleições na Marim dos Caetés.
Izabel Urquiza, que durante a campanha evitou o sobrenome e optou por ser chamada "Izabel de Olinda", não vai apoiar a candidatura de Mirella Almeida (PSD) nem a de Vinicius Castello (PT).
Leia Também
• "Olinda já decidiu que quer mudar”, diz Izabel Urquiza (PL), confiante no segundo turno
• Eleições Olinda 2024: Izabel Urquiza afirma que polarização “dificulta as coisas”
• Izabel Urquiza inicia campanha reunindo os candidatos à Câmara dos Vereadores pela coligação
Nos bastidores, a informação é de que antes de tornar pública, Izabel Urquiza esteve no Palácio do Campo das Princesas para comunicar a decisão à governadora Raquel Lyra. A gestora apoia o nome de Mirella e se engajou de corpo e alma na disputa deste segundo turno.
Presidente do PL Mulher em Pernambuco, Izabel Urquiza ficou em terceiro lugar no primeiro turno, obtendo 51.526 votos ou 24,83% dos votos válidos. A dúvida agora é saber para onde irão esses votos. O caminho natural é que migrassem para Mirella.
Mas não é bem assim. O vice na chapa encabeçada por Vinícius Castello é o empresário Celso Muniz (PCdoB), que já votou e fez campanha para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Além disso, comenta-se a boca miúda que a não participação direta do presidente Lula (PT) na campanha em Olinda pode mais ajudar que atrapalhar.
Como Lula não deve aparecer para atos de campanha, Vinicius Castello pode conquistar eleitores que, embora tenham votado em Bolsonaro, estejam insatisfeitos com a gestão do professor Lupércio Nascimento (PSD), que indicou Mirella para sucedê-lo.
Veja a íntegra da carta de Izabel Urquiza
Como candidata do PL, seguindo alinhamento e orientação estadual e nacional, não apoiarei o candidato do PT em Olinda, partido adversário do Partido Liberal em nível nacional.
Por outro lado, considerando a minha posição durante toda a campanha não posso declarar apoio a candidata da gestão, pois iria de encontro a tudo que critiquei e ensejaria em um compromisso com a continuidade dessa administração.
Assim, agradeço pelos 51.526 votos de confiança e reafirmo meu compromisso de continuar trabalhando por Olinda.
Izabel Urquiza
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



