Em Pernambuco, 157.369 eleitores podem ter o título cancelado; saiba como regularizar
Os eleitores têm até o dia 19 de maio para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou, nesta quinta-feira (10), que 157.369 eleitores no estado podem ter o título cancelado se a situação junto à Justiça Eleitoral não for regularizada até o dia 19 de maio.
O cancelamento pode ocorrer quando um eleitor não vota por três turnos consecutivos, não justifica a ausência dentro do prazo estabelecido e não paga as multas devidas.
Entre os municípios, o Recife reúne o maior número de eleitores com risco de ter o título cancelado (25.239). Em seguida, aparecem as cidades Jaboatão dos Guararapes e Olinda, na Região Metropolitana, com 12.596 e 7.336 faltosos ainda não regularizados, respectivamente.
Em quarto lugar, Petrolina concentra a maior quantidade de eleitores faltosos no Sertão do estado (7.132).
Na sequência, vem Paulista (6.362), na Região Metropolitana, e Caruaru (5.099), no Agreste.
Leia Também
• Gestor da Prefeitura do Recife passa a presidir Associação Nacional de Cidades Inteligentes
• Prefeito do Recife dá o primeiro passo para armar guarda municipal
• TRE-PE abre novo posto de atendimento em Toritama
Consequências
O cancelamento do título de eleitor impede o exercício do voto e impossibilita que o cidadão tome posse em cargo público, obtenha passaporte, efetue matrícula em instituições de ensino e realize qualquer ato que exija a quitação eleitoral.
Como regularizar a situação eleitoral?
Para regularizar a situação, os eleitores podem pagar as multas referentes a cada turno pela internet, sem precisar sair de casa, no Autoatendimento do Eleitor.
Para quem está com a biometria em dia, também é possível fazer o processo pelo aplicativo e-Título. O pagamento pode ser efetuado por boleto, Pix ou cartão.
O eleitor também pode procurar um cartório eleitoral ou central de atendimento ao eleitor. Os atendimentos presenciais são realizados mediante agendamento pelo site do TRE-PE. As unidades de atendimento recebem eleitores de qualquer cidade do estado.
Biometria
Nos postos de atendimento presencial, o eleitor que ainda não tem a biometria cadastrada pode realizar a coleta de dados biométricos (digitais, foto e assinatura). Desde fevereiro, o TRE-PE vem promovendo a campanha Atualize de incentivo ao cadastramento biométrico.
O Tribunal oferece dois postos temporários de atendimento à população: no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes; e no Espaço da Juventude, no Centro de Toritama. Ambas atendem eleitores de todo o estado.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



