Seg, 22 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

"Estamos prontos para fazer a renovação", diz Alice Gabino em sabatina na Rádio Folha FM 96,7

Sabatina aconteceu no programa Folha Política e teve duração de 30 minutos

Alice Gabino na sabatina da Rádio FolhaAlice Gabino na sabatina da Rádio Folha - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Assista à sabatina na Rádio Folha FM 96,7 com Alice Gabino (Rede), candidata a vice-governadora de Pernambuco na chapa encabeçada por João Arnaldo (Psol).


A entrevista foi ancorada pelo radialista Jota Batista e contou com a participação dos colunistas Renata Bezerra de Melo e Edmar Lyra, além de repórteres da editoria de política da Folha de Pernambuco.

A série de sabatinas com os postulantes a vice de Pernambuco acontece até o próximo dia 13 de setembro. Porém, no dia 7, feriado da Independência, não terá a sabatina, retornando, com isso, à normalidade no dia seguinte.

Psol-Rede
Esta eleição é atípica e que traz inovações na legislação. Por força disso, nós entendemos que era saudável para o processo eleitoral caminhar numa federação com o Psol. A gente já fazia algumas dobradinhas qualitativas para o povo brasileiro e pernambucano na bancada federal.

Economia criativa
É um novo conceito de fazer economia com a base popular. Vamos fomentar os mercados locais, iniciativas das comunidades, os setores cultural e de agroecologia, tudo no formato de economia circular. Estaremos juntos com os setores de cooperativas, trabalhadores informais para que Pernambuco saia desse engessamento de só empresários. As pessoas têm muita potência de movimentar a economia no nosso estado.

Apoio de empresários
Nenhum nicho político, principalmente a Rede, é apoiado por empresários, mas sim por cidadãos e cidadãs com títulos de eleitores distintos.

Audiovisual
O governo do estado tem, este ano, uma glosa de R$ 150 mil para a cultura, aí você bota o cachê de um João Gomes, acabou o orçamento para Pernambuco em 2022 para a cultura. Nós temos o compromisso com o audiovisual, com todos os setores e cadeias que envolvem a cena cultural. Não é o Governo Federal que resolve o problema de Pernambuco hoje. Somos nós. E a gestão atual não está observando essa cadeia, que move muitos empregos. A gente tem um orçamento de 2,2% que vamos aumentar para que a tenhamos eficiência e produtividade na cena cultural de Pernambuco.

Apoio
O nosso apoio hoje ao PT se dá ao presidente Lula, porque entendemos que a democracia passa por ele. A eleição está polarizada. Nós somos responsáveis e pragmáticos com a condução do Brasil. A Rede fez uma discussão programática e consensual: ofertamos para o povo brasileiro e pernambucano duas alternativas, o presidente Lula e Ciro. É com essas duas forças que estaremos dialogando.

Água
Tem candidato aí dizendo que vai ser o governador das águas. Se fala de eficiência hídrica e a gente lembra da Operação Torrentes. A gente está protagonizando uma gestão eficiente e não que se envergonha ou esconde seus desmandos de gestão. A gente tem aí também uma conta humana no que diz respeito à eficiência hídrica com essas precipitações de chuvas. Foram 138 mortes na Região Metropolitana, as pessoas (afetadas) estão desassistidas. Isso tudo vem da má gestão.

PSB
Quem disse que a gente não gosta do PSB? A gente gosta, mas está na hora de eles desocuparem a cadeira para a gente sentar, porque existe um comodismo aí. Eles concentram tanto a gestão da capital quanto do estado há um certo tempo. A gente quando se acomoda, tende a não pregar mais eficiência. Temos amigos lá e em vários outros partidos, mas o que a sociedade está pedindo é uma renovação. Estamos prontos para fazer essa renovação.

Segurança pública
Não basta fazer concurso para resolver o problema da segurança, como a atual gestão diz. Nós vamos fazer, mas antes é preciso resolver outras questões. Somos o segundo estado que mais mata jovens pretos e mulheres pretas. Essas questões sociais também precisam estar atreladas a questões de recursos humanos. Precisa cuidar da saúde desse trabalhador, que também está caótica. Tem policiais com problema de saúde mental pela carga de trabalho.  

Sete de Setembro
Todo partido responsável e todo agente político responsável com a democracia está preocupado. Não é possível que essas pessoas que antes de serem fanáticos, de terem adoecido pelo bolsonarismo esqueçam de ser humanos. A gente tem tranquilidade que o Sete de Setembro será, não só aqui em Pernambuco, um momento para fortalecer a democracia, respeitar o ideológico de cada setor e segmento para que a população possa exercer sua cidadania.

Marília Arraes
Marília tem que entender o que ela quer. Não sou eu que tenho que dizer se ela é de esquerda ou não. Esses movimentos dela falam por si. Dizer que alguém é de esquerda ou não é de foro íntimo e de como se coloca. Respeito não só Marília como qualquer outro candidato.   

Considerações finais
Quero convidar vocês para nos conhecer melhor: Alice e João Arnaldo.

 

 

Veja também

Newsletter