Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Evento reúne especialistas no Recife para discutir fenômeno das fake news

Debate: (Des)Informação e Fake NewsDebate: (Des)Informação e Fake News - Divulgação

Acadêmicos, políticos, juristas e profissionais da mídia se reúnem nesta sexta-feira (27) para discutir o efeito das notícias falsas nas redes sociais. O debate, intitulado “(Des)Informação e Fake News”, acontece a partir das 13h, no espaço Apolo 235, no Bairro do Recife, contando com o apoio do Porto Digital e do Portomídia. A realização é do Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec), um coletivo (ou think tank) de estudos sobre direito e tecnologia com uma perspectiva multidisciplinar.

O evento, que é gratuito, será composto por duas mesas-redondas: “O que é Fake, o que é News? A Construção da Opinião Pública”, tendo como debatedores a professora Carolina Dantas, do departamento de Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE, o jornalista Ulysses Gadêlha, da editoria de Política da Folha de Pernambuco, e o jornalista Sérgio Miguel Buarque, da agência Marco Zero Conteúdo. A mediação será feita pelo integrante do IP.rec, André Ramiro. Esse debate se dá no campo da identificação do fenômeno e da convivência entre as mídias tradicionais com a disseminação massiva de notícias falsas na web.

A segunda mesa-redonda aborda “Iniciativas Legislativas de Controle da Informação”, tendo como debatedores os vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Jayme Asfora (PROS), Amália Arruda Câmara, professora do curso de Direito da UPE e Karina Aragão, desembargadora Substituta do TRE-PE. A interlocução será da integrante do IP.rec, Raquel Saraiva. Esse momento, por sua vez, trata das iniciativas institucionais, por parte das entidades de controle externo, para minimizar os efeitos desse fenômeno.

O objetivo do evento, no geral, será discutir o teor político das fake news, o impacto da propagação dessas informações no processo democrático e a complexidade (principalmente jurídica) no combate aos seus efeitos. “Podemos dizer que a maioria da população já foi vítima de uma notícia falsa, ou seja, já consumiu ou compartilhou sem averiguar. Essas notícias são cada vez mais aprimoradas, bem pensadas e escritas, valendo-se de contextos reais”, esclarece André Ramiro, um dos organizadores. “Então, por tabela, a liberdade de expressão e o acesso à informação saem prejudicados, empobrecendo o potencial da internet, qual seja, a livre circulação de informação”, conclui.

A ideia, nesse sentido, foi reunir representantes de alguns setores na tentativa de problematizar melhor o debate em torno das fake news, explica André. “Não é tarefa fácil, mas entendemos que a abordagem multissetorial, agregando várias áreas interessadas, desde profissionais de comunicação a operadores do direito, é a melhor forma de refletir sobre o tema”, afirma. Mais informações sobre as mesas e a inscrição podem ser conferidas na página do evento no Facebook, clicando aqui.

Serviço
Debate: (Des)Informação e Fake News
Local: Galeria de Artes Digitais do Apolo 235 – Porto Digital
Data: 27 de abril de 2018
Horário: das 13 às 17 horas

Veja também

Newsletter