Experiência de ONG do Recife com pop rua é destaque em Congresso Internacional sobre Drogas
A experiência bem-sucedida do Centro de Convivência para as pessoas em situação de rua, mantido pela Escola Livre de Redução de Danos na área central do Recife, será compartilhada no 9º Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd). O evento será realizado em Brasília, com programação de quinta a domingo (15 a 18). A organização social será representada por Arturo Escobar e Priscilla Gadelha, psicólogos e coordenadores da Escola Livre.
A organização social do Recife vai participar de quatro das mesas de debate. Todas com tema relacionado à atuação da Escola Livre. Na quinta-feira (15), Priscilla Gadelha fala sobre “redução de danos em contexto de vulnerabilidades”.
“Marcadores sociais como cor, gênero, sexualidade e localização geográfica precisam ser levados em consideração nas políticas públicas. E a redução de danos é um caminho eficiente para se chegar até essas pessoas”, avalia Priscilla Gadelha.
O Centro de Convivência da Escola Livre articula e acolhe pessoas em situação de rua, com foco especial em mulheres cis, trans e travestis.
Com o acúmulo de ter presidido o Conselho Estadual de Políticas de Álcool e Outras Drogas (Compad-PE) na representação do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Gadelha ainda participa, na sexta-feira (16), de outras duas mesas: “violência no território e criminalização da RD” e “centros de convivência e redução de danos, experiências inovadoras do Brasil”.
Doutor em Psicologia Cognitiva, José Arturo compõe a mesa que vai debater, também na sexta-feira, a “formação de redutoras e redutores de danos como caminho para o reconhecimento profissional”. “Essa discussão é importante para consolidar a agenda da saúde mental para o reconhecimento profissional do agente redutor de danos e reverter o processo de descontinuidade do processo formativo”, analisa Arturo.
A mesa será coordenada pelo pesquisador Dênis Petuco, da Fiocruz.
Foco na produção de conhecimento
Um dos objetivos do 9º Congresso Internacional da Abramd é o incentivo à produção de conhecimento para pesquisadores e profissionais que atuam com as questões que envolvem o consumo de álcool e outras drogas e as áreas transversais ao tema. O evento também é válido para gestores de políticas públicas de saúde mental, assistência, justiça, educação, direitos humanos, esportes e segurança pública. “A ética na pluralidade dos saberes e dos fazeres sobre drogas” é o tema deste ano.



