"Foi um apoio espiritual", diz Francismar sobre apoio do PSB a Gouveia
A eleição da Mesa Diretora da Alepe acontece na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro
Com a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) marcada para a próxima segunda-feira (2), os bastidores seguem agitados. Enquanto o atual presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), caminha para ser reeleito por unanimidade, a disputa pela primeira-secretaria permanece indefinida.
O atual primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade), reuniu mais declarações favoráveis, oficialmente, com o reiterado apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e do presidente da Alepe. Apesar disso, o deputado Francismar Pontes, também do PSB, mantém-se na disputa e questiona o peso do apoio oficial do partido ao seu adversário.
“Esse apoio foi espiritual, porque o voto ninguém sabe, o voto é secreto. Eleição de mesa o cara atravessa a rua e, quando chega do outro lado, é deposto. Tudo que se fala agora é mera especulação, porque é voto de qualidade e ninguém adivinha”, afirmou Francismar Pontes, em tom de desconfiança.
Leia Também
• Projetos da governadora Raquel Lyra são aprovados na Alepe
• PSB reafirma apoio a Gustavo Gouveia para a Mesa Diretora da Alepe
• Raquel Lyra: “Eleição da Alepe é eleição da Alepe”
Bastidores
Nos bastidores, a aliança entre o PSB e os líderes da Alepe, que inclui Álvaro Porto e Gustavo Gouveia, é vista como estratégica. Há rumores de que o acordo inclui a garantia de respeito à proporcionalidade das bancadas, com o PSB mirando posições importantes, como a primeira vice-presidência, a segunda-secretaria e o comando de comissões da Casa.
Apesar das declarações oficiais pró-Gouveia, o voto secreto gera um clima de incerteza e mantém a disputa do dia 2 de dezembro aberta.
Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu e-mail.



