Fred Amancio vai atuar na instituição Motriz
Organização trabalha no apoio à gestão pública e à educação no Brasil e em outros países
Depois de uma ideia que se arrasta há anos e de um planejamento que no Recife se intensificou no fim de 2024, o ex-secretário de Educação do Recife Fred Amancio vai para a Motriz, instituição sem fins lucrativos com ações voltadas para a gestão pública e educação. A saída da pasta foi anunciada nas redes sociais na terça-feira (18).
Com sede em São Paulo e atuando em 40 Estados e municípios brasileiros - entre eles Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Pará e Piauí, para citar alguns exemplos - a instituição pretende ampliar o leque de atividades. Esta, inclusive, será uma das missões de Fred Amancio.
Leia Também
• João Campos anuncia saída de Fred Amâncio da Secretaria de Educação
• João Campos mantém Fred Amâncio no comando da Secretaria de Educação
• “Vamos triplicar as vagas de creches”, promete Fred Amancio para novo mandato na pasta da educação
"Há alguns anos, pretendia fazer transição de carreira. Trabalhar com mais amplitude na área de educação, com ações nacionais, sempre me atraiu. Recebi alguns convites, mas já tinha planejado com o prefeito João Campos só sair agora", relata Fred Amancio.
A pasta que administrou durante toda a primeira gestão do Governo João Campos tem sete secretarias-executivas, mas não havia secretaria adjunta. Ela foi criada no projeto de reforma administrativa aprovado pela Câmara do Recife ano passado.
A nova secretária, Cecília Cruz, foi anunciada no mesmo momento da saída de Fred Amancio. Ela estava trabalhando ao lado do prefeito João Campos, como chefe de gabinete de Gestão Estratégica. Esperava apenas o anúncio da saída de Amancio para ocupar a pasta.
O ex-secretário é auditor da Fazenda estadual há 30 anos. Há 17 anos, está atuando em outras pastas. De secretário adjunto de Saúde a presidente de Suape. Passou também pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Planejamento.



