Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Blog da Folha

Gilmar Júnior busca apoio de André de Paula para avançar PEC da Enfermagem no Senado

Deputado estadual quer viabilizar reunião com senador Otto Alencar, presidente da CCLJ

Divulgação0

O deputado estadual Gilmar Júnior (PV) esteve em Brasília nesta quinta-feira (24) com o objetivo de conquistar apoio político para a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/2024, que trata da jornada de 30 horas semanais para profissionais da Enfermagem. O parlamentar se reuniu com o ministro da Pesca, André de Paula (PSD), em busca de intermediação para uma audiência com o senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

Gilmar tenta abrir diálogo com Alencar, responsável por pautar a proposta na comissão. O deputado já havia obtido o apoio integral da bancada pernambucana no Senado — formada por Teresa Leitão (PT), Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB) — e agora busca ampliar o alcance da articulação, envolvendo lideranças do PSD.

“O ministro André de Paula é um mestre na política e sua intervenção pode acelerar o processo de reparação histórica com a categoria da Enfermagem, que sofre em função da desconfiguração da lei do piso pelo STF”, afirmou Gilmar Júnior após a reunião.

Segundo o parlamentar, o encontro foi produtivo. O ministro se comprometeu a intermediar uma reunião entre Gilmar, o senador Otto Alencar e a senadora Eliziane Gama (PSD), autora da PEC. A articulação visa facilitar o trâmite da matéria na CCJ do Senado.

A PEC 19/2024 busca corrigir os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, ao julgar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, não declarou a inconstitucionalidade do piso salarial da Enfermagem, mas alterou significativamente sua aplicação. A decisão do STF atrelou o pagamento do piso à carga horária de 44 horas semanais, permitiu acordos coletivos que sobreponham a legislação e normatizou a regionalização do valor.

“Então, nessa situação o combinado, segundo o Supremo, sobrepõe o legislado, o que é terrível. Muitas lideranças da enfermagem do Brasil, inclusive eu, iniciaram um trabalho de muita articulação para conseguir consertar os danos causados pelo entendimento do Supremo, que transformou o nosso piso num complemento e deixou esses valores totalmente desconfigurados”, explicou o deputado.

Além de reforçar o diálogo com o PSD no plano nacional, Gilmar também busca aproximação estratégica com o partido em Pernambuco, onde a governadora Raquel Lyra (PSD) tem sido cobrada pela categoria. A expectativa é que o fortalecimento da articulação no Senado reverbere em avanços para os profissionais da Enfermagem também no âmbito estadual.

Se você quer ficar por dentro de tudo que acontece na política do nosso Estado, clique aqui, cadastre-se e receba diariamente as atualizações do Blog da Folha no seu email. 

Veja também

Newsletter