Governadores buscam unir esforços para conter tarifaço
Gestores se reuniram com o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin
A 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) reuniu, ontem, os governadores nordestinos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para debater a adoção de medidas para conter os efeitos da imposição de tarifas aos produtos brasileiros feita pelos Estados Unidos. Na ocasião, os gestores manifestaram preocupação e defenderam medidas emergenciais para proteger empresas exportadoras da região.
“Estou junto com todos os governadores do Nordeste intensificando o diálogo para encontrarmos soluções que minimizem o impacto das sobretarifas previstas para serem impostas pelo governo norte-americano ou até que elas sejam evitadas. Nosso trabalho é garantir a solidariedade ao empresariado e a manutenção dos nossos empregos, principalmente na produção de frutas e do açúcar, que são bastante fortes no nosso Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra (PSD), que marcou presença no encontro.
Na passagem por Brasília, a gestora ainda participou de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que tratou também de medidas de compensação.
Leia Também
• Seminário da Esfera Brasil em Recife reunirá ministros e governadores do Nordeste
• Paralisia de Lula faz governadores procurarem Trump; confira a coluna desta quarta (23)
• Magno Martins reúne minibiografias de 22 ex-governadores de Pernambuco em novo livro
Reação
O presidente Lula afirmou que o governo vai recorrer contra as tarifas impostas pelos Estados Unidos. “A começar pela Organização Mundial de Comércio (OMC). O governo já vinha atuando para fortalecer o nosso comércio exterior e gerar novas oportunidades para empresas nacionais”, ressaltou.
No mesmo sentido, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, garantiu empenho para reverter a medida. “Nós vamos trabalhar para reverter esse processo e, além disso, apoiar as empresas, o emprego, o setor produtivo e abrir novos mercados”, enfatizou.
Presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, afirmou que os gestores nordestinos se colocaram à disposição do governo federal para somar esforços para conter os efeitos do tarifaço no setor produtivo e na manutenção de empregos. “Sendo mantido esse tarifaço, o governo federal e nossos governos irão anunciar medidas para proteger os empregos”, afirmou.
Segundo ele, medidas de oferta de crédito, incentivo e compras governamentais serão anunciados pelo Planalto e os estados vão complementar as medidas com anúncios próprios.



